Pular para o conteúdo
Mundo

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Negociação para por fim à guerra pode acontecer três anos após último encontro
Ari Theodoro -

Após ser pressionado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou a proposta de se reunir com os russos. A esperança é uma negociação para por fim à guerra, o que não acontece desde o início do conflito, em fevereiro de 2022.

A princípio, Zelensky havia se recusado. Agora, em mensagem nas redes sociais, sinalizou que espera, antes, um cessar-fogo a partir desta segunda-feira (12). No entanto, não deixou claro se isso seria uma condição para a reunião proposta por Vladimir Putin ou não. “Aguardamos um cessar-fogo completo e duradouro, a partir de amanhã (12/05), para fornecer a base necessária à diplomacia. Não faz sentido prolongar as mortes. E eu estarei esperando Putin na Turquia na quinta-feira (15). Espero que, desta vez, os russos não procurem desculpas”, disse o presidente ucraniano.

Nesta semana, durante uma visita dos líderes da Grã-Bretanha, , e Polônia à capital ucraniana, os europeus pediram um cessar-fogo fosse, estabelecido a partir desta segunda-feira (12), e que durasse pelo menos um mês.

Como resposta, Putin sugeriu outro caminho: um encontro no dia 15 de maio para iniciar negociações. Mas sem uma pré-condição de cessar-fogo. Conforme as informações do Uol, os líderes do países da decidiram estabelecer um ultimato e se o Kremlin não aceitar o cessar-fogo, novas sanções seriam determinadas.

Inicialmente, o presidente francês, Emmanuel Macron, rejeitou o posicionamento de Putin. Segundo ele, nenhuma conversa seria possível até que Putin concordasse com o cessar-fogo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
onças onde jorginho foi morto

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

marcha da maconha

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

sergio aguiar jornalista record

Record demite jornalista por ser ‘sofisticado demais’

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

Homem não comparece para colocar tornozeleira elétrica e tem prisão preventiva decretada

Últimas Notícias

Polícia

Vendedora de poncãs entra em pânico e para de trabalhar após assédio de cliente: ‘jogava as sementes em mim’

Traumatizada, uma vendedora de poncãs e paçocas não consegue mais trabalhar desde que um cliente passou a assediá-la no ponto onde ela trabalha, vendendo frutas na rua, em Campo Grande (MS). Após denunciar a importunação na delegacia, a mulher foi informada que os policiais “não têm o que fazer” para impedi-lo. Afastada do trabalho, a … Continued

Esportes

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

Atletas do país disputaram 7 finais neste sábado na República Tcheca

Cotidiano

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

"Russo" tinha 64 anos e atualmente trabalhava como colunista de esportes do site Dourados News

Esportes

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

Agora, com 17 pontos, o Athletico dá sinais de que pode melhorar na competição