Pular para o conteúdo
Trânsito

Com quatro mortes em janeiro, Agetran ativa lombadas eletrônicas para período educativo em Dourados

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o Detran-MS, iniciou nesta quinta-feira (1º), o período educativo em lombadas eletrônicas ativadas em frente às escolas e também em alguns trechos da cidade. A medida, segundo a administração municipal, é adotada em virtude do crescente número de acidentes de trânsito. Somente em janeiro … Continued
Marcos Morandi -
Motorista foi multada por um radar em Dourados (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o Detran-MS, iniciou nesta quinta-feira (1º), o período educativo em lombadas eletrônicas ativadas em frente às escolas e também em alguns trechos da cidade.

A medida, segundo a administração municipal, é adotada em virtude do crescente número de acidentes de trânsito. Somente em janeiro deste ano foram registradas quatro mortes.

Com base nesses números, também foram instalados sensores de avanço semafóricos e ainda sensores de controle de caminhões.

Segundo informações da prefeitura municipal de , a partir do dia 16 de fevereiro, condutores que não respeitarem essas sinalizações podem ser autuados pelas autoridades de trânsito.

“Neste mês vamos ter a volta das aulas nas escolas públicas e nas escolas particulares já começaram. As lombadas eletrônicas estão nas vias mais movimentadas e que precisam ser melhor monitoradas”, explica a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.

Ainda de acordo com a prefeitura, a ativação dos equipamentos segue solicitações, não apenas da direção, mas também de pais e alunos, preocupados com a segurança nos momentos de entrada e saída das escolas. No planejamento, estão quatro escolas municipais, três estaduais e duas particulares. 

Polêmicas e suspensão

No ano passado, a ativação desses equipamentos gerou e infindáveis debates nas redes sociais e também entre vereadores da oposição.

O prefeito (PP) chegou a convocar a imprensa para anunciar que o funcionamento desses equipamentos seria suspenso por tempo indeterminado.

“Essa fiscalização eletrônica não entrará em vigor. Em decorrência disso vamos trabalhar com outras ações com o cunho de conscientizar e fiscalizar através de novos agentes que foram empossados”, explicou Guedes em julho do ano passado.

Fique atento

As lombadas eletrônicas estão ativadas na EM Maria da Rosa Câmara, na rua Joaquim Teixeira Alves; EM Bernardina de Almeida, na rua Eulália Pires; EM Pedro Palhano, na avenida Presidente Vargas; EM Pref Luiz Antônio, na rua Eurides de Mattos Pedrozo.

Os condutores também devem ficar atentos ao passarem em frente às escolas: EE Menodora de Figueiredo, na avenida Weimar Gonçalves Torres; EE Maria da Glória, na rua Mozart Calheiros; EE José Pereira Lins, na rua Alcides José de Macedo; Colégio Bandeirante (antigo Ceart), na rua Monte Alegre; e Colégio Objetivo, na avenida Presidente Vargas.

Os próximos 15 dias de período educativo servem também para os sensores de avanço semafórico, que estão ativados nos 20 principais cruzamentos da área urbana, como da avenida Marcelino Pires com Hayel Bon Faker ou nos cruzamentos próximos ao Shopping Avenida Center.

Outra preocupação do órgão é o tráfego de caminhões. Um dos óbitos registrados no mês passado foi causado, justamente, por um veículo de grande porte em local que não poderia circular. Os sensores de caminhões estão instalados em diversas entradas da cidade e identificam os veículos que possam a circular em vias que deveriam ser evitadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande terá manifestação a favor de Bolsonaro em 3 de agosto

Após atentado com mais de 12 tiros, insegurança toma conta de moradores na Nhanhá

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 12 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro agora nega tanto relação com tarifaço quanto poder negociar com Trump

Ex-presidente afirmou ainda que o filho não representa o governo brasileiro

Cotidiano

Com 3 mil itens a R$ 5, feirão da AACC/MS acontece em agosto

Dinheiro arrecadado será utilizado na reforma da Casa de Apoio

Mundo

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Entidade que representa a classe acusou produtores brasileiros de "falta de responsabilidade"

Cotidiano

UBS do Ouro Verde recebe equipamentos e serviços odontológicos começam nesta terça-feira em Dourados

A expectativa é que novos equipamentos sejam entregues em outras UBS nos próximos dias