Após a morte do motociclista Aldo Martins Aguero, de 43 anos, nessa segunda-feira (4), no cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua José Lacava, em , comerciantes da região reclamam da implantação do corredor de ônibus no local.

A dona de uma barbearia, Franciely Ortiz, de 29 anos, disse ao Jornal Midiamax que o corredor de ônibus acabou atrapalhando tanto os comerciantes como o trânsito. Ela disse que muitos motociclistas acabam transitando pelo corredor de ônibus.

O dono de uma oficina, Ricardo Cavalcanti, de 43 anos, contou que na manhã dois carros bateram e que desde sábado (2), o semáforo estava estragado e só foi consertado após o acidente onde o motociclista morreu. “Por causa da faixa de ônibus muitos acidentes estão ocorrendo”, falou. 

Ele ainda disse que é frequente ver carros ou motos transitando pela faixa de ônibus e que ao tentarem fazer a mudança de faixa acontecem as batidas. Outro comerciante contou que um Corolla e uma motocicleta já haviam batido na pilastra onde Aldo acabou batendo. 

Segundo ele tanto a moto quanto o carro estava em alta velocidade e a motocicleta estava na faixa de ônibus, o que é muito frequente. 

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Campo Grande para mais detalhes sobre ações para aumentar a segurança no trânsito em pontos onde houve a criação dos corredores de ônibus, e em resposta foi informado que, ” A Agetran informa que vai promover atuações pontuais de para que seja respeitada a fiscalização e preservar o corredor apenas para o transporte coletivo. Além do risco de acidentes, transitar pelo corredor de ônibus é uma infração gravíssima – 7 pontos – e gera no valor de R$ 293,47.”

O acidente

Aldo estava em uma motocicleta Honda seguindo pela Avenida Marechal Deodoro, na faixa de ônibus, sentido centro/bairro quando no cruzamento com a Rua da Saudade fez uma mudança abrupta de faixa batendo na outra motocicleta que seguia na mesma via. 

Com a batida, Aldo acabou lançado contra a pilastra de madeira. Ele morreu no local do acidente. Já o outro motociclista foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado para a não correndo risco de morte.

Implantação do corredor de ônibus

O corredor foi ativado no dia 18 de abril deste ano, após dois anos do começo das obras. O corredor nasce na Rua Guia Lopes, segue pela Brilhante e continua na Avenida Marechal Deodoro, passando pelos terminais e Aero Rancho, tem sete quilômetros de extensão.

O recapeamento desse perímetro começou em 2017 e terminou em 2018, quando a Prefeitura Municipal e o Exército anunciaram o término da obra e os preparativos para as próximas etapas. A implantação do corredor com os pontos de ônibus iniciou em 2020.

(Matéria alterada às 12h13 para acréscimo de posicionamento da Prefeitura)