A proposta é oferecer orientações sobre cuidados no trânsito

Em alusão ao Dia do Motorista, neste sábado (25) e o Dia do Motociclista, na segunda-feira (27), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) já programou abordagens educativas para as principais vias de Campo Grande. A proposta é oferecer orientações sobre cuidados no trânsito, com a intenção de diminuir os altos índices de acidentes e mortes no trânsito da Capital.

 Na manhã de sábado, o foco será informar à população sobre as principais causas de acidentes, como velocidade, dirigir sob efeito de bebida alcoólica e avançar sinal vermelho. “Estamos monitorando os principais fatores de risco na cidade e as pessoas morrem pela velocidade. Cidadãos campo-grandenses, embriagados ou não, andam acima da velocidade nas vias e por isso vemos tantos casos de perda de controle do veículo e atropelamentos”, pontua a chefe da divisão de educação para o trânsito da Agetran, Ivanise Rotta.

 A equipe de educação e agentes de fiscalização de trânsito estarão na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Amando de Oliveira, por volta das 8h da manhã de sábado, orientando os condutores e pedestres sobre segurança no trânsito e distribuindo Squeezes do Projeto Vida no Trânsito. Já na segunda-feira (27), a abordagem educativa será na Avenida Gury Marques, próximo à sede da Agetran e, em parceria com a concessionária Cometa Motocenter, serão distribuídos chaveiros aos motociclistas.

 Eles são o foco da ação no Dia dos Motociclistas, por liderarem as estatísticas de vítimas fatais. De acordo com o levantamento realizado pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), de janeiro deste ano até agora, foram registrados 42 mortes, sendo 27 motociclistas; 9 pedestres; 2 ciclistas; 2 condutores; e 2 passageiros. Esses números incluem os que morrem no hospital, no prazo de 30 dias e a validação destas informações é feita após 90 dias do fechamento do trimestre.