A falta de atenção dos usuários de trânsito em Dourados é o principal motivo para o registro das ocorrências de acidente. A opinião é do diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Dourados, Aparecido Duarte.

No início da tarde desta quarta-feira um pedestre tentou atravessar a avenida Marcelino Pires e foi atropelado por um motociclista. O sinal, segundo populares, estava fechado. Tanto o motociclista como o pedestre tiveram ferimentos leves e foram encaminhados pelo Samu ao Hospital da Vida.

De acordo com Aparecido, se os usuários de trânsito respeitassem as leis e fossem mais atento, acidentes seriam evitados. “É um problema de distração e no trânsito isso não pode ocorrer”, lembra.

Mas nem sempre o problema é totalmente humano. Alguns sinaleiros para pedestres da avenida Marcelino Pires apresentam defeito, a exemplo daqueles instalados na região central, próximo à praça Antônio João. Por serem desligados, pedestres que tentam atravessar a avenida são orientados, em alguns trechos, pelos veículos.

Para o diretor do Detran, o uso da direção defensiva também é uma das formas de se evitar acidente, no caso dos motociclistas e condutores de veículos. “Acontece que muitos abusam da velocidade e não conseguem evitar o acidente”, disse Aparecido Duarte.

Já os pedestres, ciclistas e até motociclistas, considerados as vítimas mais frágeis de um acidente, a atenção deve ser redobrada, avalia o responsável pelo Detran.