Duas pessoas morreram em um grave acidente na tarde desta sexta-feira (1º), na BR-070 que liga Cuiabá a Cáceres (225 Km a oeste de Cuiabá) e outras 3 ficaram feridas. Um choque envolvendo 2 caminhonetes e ainda um Ford Fiesta preto, matou o empresário de Aquidauana, Paulo Jovany Ferreira Guedes, 28, condutor da Hillux de cor prata, placa DXP 4069.

Ele viajava sozinho, sentido Cáceres a Cuiabá e foi arremessado para fora do veículo. Também morreu no local da batida, a motorista da S-10 de cor preta, Nivanda Mendes de Siqueira, 42.

Com ela viajava a passageira Valdirene de Aquino, 42, que também ficou presa entre as ferragens e foi socorrida com ferimentos graves. Elas faziam o sentido oposto ao da Hillux, ou seja, Cuiabá/Cáceres. Outros feridos foram o casal Guilherme Lúcio da Rosa Neto, 49, e Elza Maria de Arruda, 43, que estavam no Fiesta.

O acidente foi registrado entre 13h e 14h na altura do quilômetro 535 que fica a cerca de 10 Km do Trevo do Lagarto, ainda em Várzea Grande. Foi preciso interditar o tráfego de veículos nos 2 sentidos da rodovia. Por volta das 17h, ainda não havia sido liberado trânsito no local, pois os peritos da Perícia de Identificação Técnica (Politec) ainda não tinham concluído os trabalhos no local. O congestionamento ultrapassou 10 quilômetros.

Trabalho de remoção das vítimas presas às ferragens foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e na sequência o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) as levou para o Pronto-Socorro de Várzea Grande. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada e atendeu a ocorrência. De acordo com o chefe de fiscalização do núcleo do Posto do Lagarto, Elizeu Xavier, os 3 sobreviventes foram socorridos com ferimentos graves.

Pista estava molhada quando ocorreu o acidente envolvendo 2 caminhonetes e outro carro. Ainda não há informações precisas sobre as causas da batida, mas de acordo com o policial, suspeita-se que tenha sido provocado por imprudência de algum dos condutores das caminhonetes aliado à pista molhada devido a chuva que desde a manhã desta sexta-feira atinge várias cidades mato-grossenses.

A Hillux teve a frente totalmente destruída e ficou sobre a pista próxima ao acostamento. Já na S-10 foi mais atingida na lateral esquerda, lado da motorista e arremessada de um barranco de cerca de 2 metros de altura. O Fiesta vinha logo atrás da S-10 e também foi atingido pela Hillux, sendo danficado na parte frontal.

Segundo o agente da PRF, os pneus da Hillux não estavam 100% conservados, o que pode ter reduzido a aderência ao solo molhado e talvez resultado em aquaplanagem, o que desestabiliza o veículo. Uma ultrapassagem proibida também não está descartada, lembra o policial, uma vez que local da batida é uma reta, porém com faixa contínua sendo proibida qualquer ultrapassagem. Uma equipe da PRF continua na região coordenando o trânsito e auxiliando as equipes da Politec na conclusão dos trabalhos de perícia que vai determinar as causas do acidente. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá.