Um acidente de trânsito, por volta das 12h50 desta quarta-feira (19), expôs a dificuldade no socorro de feridos em acidentes em Campo Grande. Com apenas duas viaturas para atender as vítimas, o Corpo de Bombeiros precisou pedir “socorro” para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para encaminhar um motociclista ao hospital, mas o pedido foi negado.

Para os bombeiros, houve ‘falta de companheirismo’. “Não foi um acidente grave e sim a distração de um motociclista que bateu na traseira de um carro parado. Porém, estávamos sem viatura e a vítima permaneceu 40 minutos imobilizada, após uma fratura na perna”, diz o bombeiro. Ele e os colegas de trabalho realizaram o 1° atendimento, da moto resgate e aguardam uma viatura para levar a vítima ao hospital.

Assim que entraram em contato com o Ciops (Centro Integrado de Operações e Segurança de Mato Grosso do Sul), os bombeiros foram informados que o Samu se negou a fazer o transporte. E inclusive no trajeto de volta para o pelotão passamos por duas UPA´s (Unidade de Pronto Atendimento) e os carros estavam lá parados”, garante o outro bombeiro.

No local, populares confirmaram a demora em transportar o ferido. “Nós percebemos a demora e então ligamos no 190. Foi a partir daí que enviaram uma viatura da Samu para levar a vítima. O que aparentemente fica evidente é que eles não estão querendo ajudar”, diz o morador.

A indignação dos bombeiros já ocorre há três semanas, segundo os denunciantes. “Hoje, o chefe de equipe da Ciops prometeu que iria documentar o fato e levar ao conhecimento dos responsáveis. É algo que está virando rotineiro e, ao contrário, quando eles precisam, estamos sempre disponíveis. Acho que a prioridade deve ser sempre ajudar a população”, comenta o bombeiro.

O Midiamax foi ao local do acidente, registrou imagens e ainda teve acesso ao histórico da ocorrência. Porém, a pedido dos envolvidos, decidiu preservar os nomes por medo de represálias. Em contato com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, foi informada de que desconhece o fato e irá averiguar.