André Ribas está na Santa Casa e mobilizou músicos de Mato Grosso do Sul, que torcem pelo colega no Facebook. Ele aguarda exames para saber se recuperará movimentos da mão e risco de amputação não foi afastado.

O baterista André Ribas, de 41 anos, sofreu neste domingo (15) um grave acidente doméstico: cortou o braço em vidro de um janela e teve que ser encaminhado à Santa Casa para cirurgia. O corte foi profundo, chegando até o osso, e cortou duas artérias, tendões e nervos, paralisando totalmente a mão direita.

André está na estrada há mais de vinte anos e é também técnico de som. Bastante conhecido no cenário musical campo-grandense, é baterista da banda Som the Cinco e é casado com Ana Ribas, com quem tem quatro filhos. “Ele depende do braço para por comida em casa, vive da bateria”, reforça o irmão, o consultor e palestrante Claudio Ribas.

À espera da avaliação médica

Após cirurgia de 9 horas, o corte foi aberto para tentativa de reconstituição das artérias, o que não deu certo. A segunda opção dos médicos foi retirar pedaço da artéria da perna fazendo ponte no braço. Claudio conta que é a chance dele não precisar amputar o braço. “A mão está corada, o que é bom sinal. Hoje o médico vascular fará avaliação que definirá se ele vai precisar amputar o braço. Estamos torcendo”.

Caso a avaliação seja positiva, André será liberado para desinchar a mão e voltará à Santa Casa quinta-feira para cirurgia com equipe ortopédica para possível retomada de movimentos. “Mesmo se der certo, não significa que ele conseguirá fazer os movimentos da mão e do braço, dependerá da recuperação dele”, explica Cláudio.

André acredita que não tocará mais, segundo o irmão. “Ele acha que não há chances dele tocar de novo, está até preocupado com a banda, dizendo que eles precisam ir atrás de outro baterista. Mas é fase, ele está sentindo muita dor, está dopado”, diz.

Apoio e carinho dos amigos

Diversos músicos e amigos postaram mensagens de apoio no Facebook de André. Cláudio revelou que o músico é muito querido e tem muitos amigos. “É muita gente, o baterista do Michel Teló ligou lá de São Paulo, músicos que acompanham Maria Cecília e Rodolfo, está todo mundo rezando e torcendo para que dê tudo certo”.

A cantora campo-grandense Ariadna Alvin, que faz cover da Beyonce, e é amiga de André compartilhou em seu Facebook foto do baterista pedindo “energia positiva, oração ou a forma particular que cada um tem de desejar o melhor ao próximo tá valendo, tanto para ele quanto pra família dele”.

Ariadna, que atualmente mora em São Paulo, conversou com a reportagem, disse se considerar irmã de André e acredita na recuperação do músico. “Tenho certeza que ele vai passar por isso com maestria e que em breve estará na ativa, independente das dificuldades”.

Músico e fotógrafo, Diógenes Ricartes também usou o Facebook para dar forças ao amigo. “Seja o que for acontecer, este cara tem o coração do tamanho do universo, e não só sua família como nós amigos estamos ao seu lado lhe dando força. Peço a Deus e aos meus amigos que orem e rezem por este pai de família tão querido no meio artístico”.

Diógenes ressaltou o quanto André é querido no meio musical e informou que o músico desenvolve projeto Musica não é Ruído. “Quando houve problemas com a lei do silêncio ele fez este projeto, reuniu diversos músicos de nome da cidade para salvar a música. Ele é incrível, amigo de todos, vai sair dessa”, finalizou.