Pelo menos 11 pessoas morreram nesta sexta-feira devido à explosão de um veículo que transportava fogos de artifício durante uma festa religiosa na pequena cidade de Jesús Tepactepec, no estado de Tlaxcala, na região central do México.

Segundo o governador do estado, Mariano González, nove das vítimas faleceram no local da explosão, e as outras duas enquanto eram atendidas por equipes médicas. O incidente também deixou 70 feridos, acrescentou o governador, que decretou três dias de luto no estado.

José Mateos Morales, diretor de Defesa Civil de Tlaxcala, explicou que a explosão aconteceu quando um rojão lançado durante uma procissão caiu em uma caminhonete que transportava material pirotécnico.

O acidente ocorreu quando dezenas de pessoas percorriam as principais ruas dessa cidade levando imagens religiosas e executando danças que representam o fim do carnaval.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, expressou suas condolências aos parentes das vítimas. “Lamento o terrível acidente ocorrido em Tlaxcala. Meus pêsames aos familiares dos falecidos”, disse o líder em sua conta no Twitter.

“Dependências do Governo da República já trabalham em coordenação com a autoridade estadual para atender oportunamente os feridos”, acrescentou.