Pular para o conteúdo
Economia

Combustíveis e passagens aéreas mais caras impactam na inflação de Campo Grande em julho

O maior impacto do grupo de Transportes veio da gasolina, que ficou mais cara em julho
Priscilla Peres -
combustíveis ficaram mais caros em julho (foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

terminou julho com inflação de 0,29%, influenciado pelo preço das passagens aéreas e combustíveis. No ano, a inflação acumula alta de 2,60%, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram alta em julho em Campo Grande. A maior variação (1,29%) veio de Transportes. Na sequência, veio o grupo Habitação (1,18%). No campo negativo, destaca-se a queda de Alimentação e Bebidas (-1,32%). Os demais grupos ficaram entre o -0,21% de Comunicação e o 1,11% de Vestuário.

O maior impacto do Transportes veio da gasolina (3,28%), que somada ao aumento do etanol (4,52%), fizeram com os combustíveis tivessem impacto de 0,24 p.p. no índice. As passagens aéreas (23,38%) registraram o maior aumento, com impacto de 0,04 p.p.

Em Campo Grande, o grupo Habitação apresentou alta de 1,18% em julho. O grupo foi influenciado, principalmente, pela energia elétrica residencial (1,81%). Em julho, passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, que acrescenta R$ 1,885 a cada 100kwh consumidos.

Inflação no país

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de julho foi de 0,38%, ficando 0,17 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em junho (0,21%). No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, acima dos 4,23% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2023, a variação havia sido de 0,12%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza carrefour lei da reciprocidade

Tereza Cristina diz que Brasil demora em negociar com os EUA e cita seção 301

‘Aliado’ do comércio em Campo Grande, Pix entra na mira de investigação do governo dos EUA 

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

10 anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

tempo

Tempo frio e seco: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Atropelado há quase duas semanas, motoentregador continua internado em estado grave

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle após ser atingido por outro carro e cai em vala na BR-267 em MS

Carro foi atingido por um Corolla antes de cair em vala no km 29 da rodovia, em Bataguassu

Mundo

Justiça dos EUA autoriza Rumble e Trump Media a incluir nova ordem de Moraes em ação nos EUA

Empresas acusam ministro Alexandre de Moraes de abuso de autoridade

Trânsito

Motociclista se envolve em acidente grave a caminho do trabalho na BR-060

A vítima pilotava uma motocicleta quando teria colidido com a traseira de uma carreta

Brasil

‘Saí de mim’, diz fisiculturista após ser preso por espancar namorada

Mulher esta internada na UTI