Durante a Operação Independência 2012 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 2.319 acidentes, com 1.438 feridos e 110 mortes. Comparado com o último feriado, a semana santa, houve uma queda de 13,6% em acidente, 16,9% em pessoas feridas e 9,1% de vítimas fatais.

De acordo com a PRF, a conduta mais reprimida foi a ultrapassagem pela contramão. 4.300 autuações foram feitas por esta infração, mas ela tmabém causou o maior número de mortes. Das pessoas que faleceram, 39 (35,42%) delas foram causadas por colisões frontais.

Outra conduta bastante reprimida pela PRF foi a embriaguez ao volante. Durante o feriadão foram realizados cerca de 14 mil teste com do bafômetro, com 576 autuações e 180 prisões.

Os atropelamentos voltaram a figurar entre as principais causas de morte nas rodovias federais. 23 (20,8%) pessoas morreram em virtude desse tipo de acidente.

Não foi possível comparar tais números com os do mesmo período do ano passado, tendo em vista que o feriado, então, ocorreu em uma quarta-feira.

Combate à criminalidade

Durante o feriado prolongado foram apreendidas quase 20 armas de fogo e mais de uma tonelada de drogas. Destaque para ações ocorridas em Ponta Porã-MS, e no Paraná, na fronteira com o Paraguai, que totalizaram cerca de 970 kg de maconha.