Neste mês, o Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul dá continuidade ao curso de prevenção de acidentes de trabalho, módulos III e IV. Segundo Fabrícia Rezende de Rezende, diretora do centro, o objetivo do curso é a capacitação dos funcionários do órgão para lidarem com variados tipos de situação que envolvem o tema.

Na sexta-feira (14), serão oferecidas palestras sobre “Cuidados com a audição e a fala no ambiente de trabalho”, com a fonoaudióloga Daniela Moura; “Teórico – Prático: Ergonomia”, com a equipe de fisioterapia do Centro de Saúde, e o “Prático: Biossegurança no atendimento odontológico – Simulação de atendimento”, voltada aos servidores que trabalham no setor de odontologia.

Ainda conforme Fabrícia, o Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul precisa de um certificado da Vigilância Sanitária, emitido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). “Dentro dessa norma existe o regulamento da educação permanente. Os profissionais da saúde têm que estar em constante treinamento”, frisa a diretora.

Ela também informa que neste ano as atendentes de dentista passaram por uma capacitação de ASB (Auxiliar de Saúde Bucal), feita pela ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas). Com o curso de 350 horas, elas passaram de técnicas a profissionais.

Dentro do curso de prevenção de acidentes de trabalho está programada a palestra “NR1: Consolidação das leis de trabalho relativas à segurança e medicina de trabalho”, com José Américo Espíndola Benites, das 7h às 11h do dia 21 de setembro, no auditório Altair Gomes de Oliveira, no Centro de Saúde, na rua Boipeva, 184, bairro Carandá Bosque I.

O curso de 20 horas conta com o apoio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Corpo de Bombeiros, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Sesau. O primeiro e segundo módulos foram oferecidos em julho deste ano, enquanto o terceiro e quarto acontecerão neste mês. Já o último módulo será realizado em outubro.c