As medidas paliativas tomadas pelo Dnit foram pedidas pelo delegado Mourá Fé, no trecho da avenida Lúdio Martins Coelho, que dá acesso a BR-262

O acesso a rodovia BR-262, feito pela rua Lúdio Martins Coelho, no bairro Tarumã, vai receber reforço de sinalização e três quebra-molas já na segunda feira (20). A informação é do superintendente do Dnit-MS (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Estado), Euler José dos Santos. O anúncio foi feito durante coletiva na manhã desta sexta-feira (17). Desde a instalação do acesso à rodovia em dezembro de 2011, vários acidentes ocorreram, inclusive quatro mortes, e a polícia chegou a pedir a interdição do local.

De acordo com o superintendente, o projeto não é do Dnit, mas já estão sendo feitos novos estudos para as readequações . “O projeto no local é da prefeitura, mas nós já solicitamos uma readequação dos estudos para saber qual a influência que pode ser feita. O fato é que a prefeitura apresentou projeto com uma demanda de veículos e isso aumentou muito além do que era previsto”, explicou.

Euler disse que as conversações com a prefeitura estão em andamento e que as ações serão feitas gradativamente para resolver o problema. “O que está sendo feito no momento é o reforço da sinalização e a instalação de três quebra-molas. As placas de sinalização já estão instaladas, mas tampadas, aguardando a implantação da massa (quebra-molas) que deve ocorrer já na segunda-feira”, afirmou.

Na análise do diretor-geral do Dnit, General Jorge Fraxe, esse tipo de problema pode ser evitado com a implantação de contornos urbanos. “Quando a estrada se aproxima dos núcleos urbanos começa a ocorrer os conflitos. Para minimizar os impactos devem ser feitos os chamados contornos. Sai da travessia e começa a fazer o contorno núcleo urbano”, destacou.

O trecho, que teve recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) foi inaugurado em dezembro de 2011. De lá pra cá inúmeros acidentes ocorreram, a ponto do delegado de polícia Valmir Messias Moura Fé chegar a encaminhar ofício em caráter de urgência para a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e secretário de obras, Antônio De Marco. No documento o delegado pediu a reestruturação de novo traçado, retirada de coqueiros que atrapalham a visão dos condutores e até a interdição do local.

As obras anunciadas pelo superintendente já haviam sido prometidas quando da entrega desse documento, ocasião em que o Dnit se comprometeu a providenciar quebra-molas ou redutores de velocidade e placas de sinalização no trecho. O ponto liga Campo Grande a Sidrolândia e em outro sentido liga a Capital a Terenos. Para quem vem de Terenos (subida) o limite de velocidade é de 60 km e no sentido oposto (banguelão) é de 40 km.