Agente agentes especiais da Diretoria de Operações Urbanas do Paraguai apreenderam um ônibus de turismo carregado com drogas. Durante a ação realizada entre a noite de terça-feira (18) e a manhã desta quarta, duas pessoas foram presas.
O procedimento foi realizado foi realizado em uma empresa de turismo na cidade de Caacupé . O ônibus Volvo foi interceptado e uma pessoa natural de Pedro Juan Caballero e outra de Luque, foram detidas.
Durante a vistoria, os agentes ligados a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) veículo, encontraram um fundo duplo na região do assoalho do veículo. Nele estavam escondidos 1.667 quilos de maconha prensada.
As autoridades paraguaias acreditam que a empresa faz parte de um esquema tráficos de drogas usando o transporte de passageiros de turismo como fachada e que está sendo batizado de ‘narcoturismo’.
Na segunda-feira (17) em Assunção, capital do Paraguai, por meio da operação ‘Ñuati’ dois ônibus também foram interceptados.
Pacotes quase gratuitos
Os investigadores da Senad rastrearam uma organização criminosa sediada no Departamento Central. Dois ônibus, três caminhonetes e mais de três toneladas de maconha foram apreendidas.
O grupo recrutava passageiros desavisados oferecendo pacotes de praia no Brasil a preços muito baixos, quase que gratuitos, lotando assim o ônibus.
Os passageiros, que acreditavam estar se beneficiando de uma superoferta que lhes permitiria conhecer as praias do Estado do Paraná, no Brasil, acabavam servindo de ‘mulas’ para o narcotráfico.
Parada na fronteira com MS
Segundo informações da Senad, a rota incluía uma parada para descanso em uma fazenda localizada na área de Zanja Pytã, Departamento de Amambay, nas proximidades de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, antes de cruzar para o território brasileiro.
Chegando lá, eles descansavam e aproveitavam para deslocar o ônibus até um local onde as drogas eram carregadas em compartimentos (fundo duplo) preparados previamente sob o piso do veículo.
Quando o ônibus, lotado de drogas, retornou à vila para pegar os passageiros, agentes especiais da Senad, em coordenação com a promotora Pamela Pérez, iniciam a operação. O local foi invadido e os principais responsáveis pela estrutura foram presos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.