As casas das vizinhas do vendedor, de 32 anos, preso em flagrante por manter três cachorros em situação de maus-tratos em um condomínio residencial na Vila Nasser, estavam infestadas de carrapatos. O homem tinha 6 cães, mas três morreram, restando outros três, de pequeno porte, que não eram alimentados, e tinham de beber água com lodo. Um dos animais estava agonizando no local. 

Um dos cães que morreu foi jogado em um lixo comum e outro em terreno vazio em frente ao condomínio onde o vendedor reside. A casa não era limpa há meses, segundo informou o delegado Bruno Urban, da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), que esteve no local após receber denúncias.

No condomínio, duas vizinhas relataram que já haviam pedido que o morador limpasse a para dar fim ao mau-cheiro vindo da residência, mas ele não acatou pedido. Elas disseram à polícia que suas casas estavam infestadas de carrapatos. 

Nos fundos da casa havia um cooler de bebida com água parada, muito lixo, e focos de da dengue. A água – que seria para os animais beberem – estava suja e com carrapatos, imprópria para o consumo, conforme o delegado. 

O vendedor foi conduzido para a delegacia, onde prestou depoimento e disse que morava na casa há 17 anos, mas não sabia porque estava naquela situação. Questionado sobre a morte dos três animais, ele respondeu tranquilamente que devia ser “pelo carrapato”.

Os animais foram resgatados e levados para o CCZ (Centro de Controle de Animais).

O homem passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (7). Um relatório psicossocial foi realizado e consta que durante atendimento, o vendedor demonstrou uma tristeza profunda. O relatório solicita que, em caso de liberdade, ele seja encaminhado para atendimento psicológico.