Pular para o conteúdo
Polícia

Troca de facção de ‘Da Leste’ foi estopim para guerra entre organizações criminosas em MS

Da Leste’ morreu após confronto com polícia; é a sexta morte ligada à disputa pelo tráfico entre CV e PCC em Sonora
Mirian Machado, Lívia Bezerra -
Equipes do Garras onde ocorreu o confronto com 'Da Leste'. (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

A troca de facção de Jose Augusto Pereira da Silva, de 28 anos, conhecido como ‘Da Leste’, morto em confronto com a polícia, foi o estopim para a guerra entre organizações criminosas que acontece desde o início de 2024 em Sonora,a 361 quilômetros de Campo Grande. ‘Da Leste’ morreu após atirar contra policiais na manhã dessa quinta-feira (28). 

Já são seis as mortes deste ano ligadas à guerra entre PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), que espalha violência na cidade que possui cerca de 14,5 mil habitantes. 

‘Da Leste’ seria um dos ‘pivôs’ do conflito, pois conforme boletim de ocorrência, ele teria saído de uma facção e integrado a outra. Em meio a esse cenário, ele ameaçava outros faccionados e moradores com arma de fogo. 

E ainda, ‘Da Leste’ era responsável por tráfico de drogas no Centro de Sonora e tinha passagens policiais por este crime. Inclusive, uma mulher que revendia entorpecentes foi presa durante uma operação que aconteceu nessa quinta (28) na cidade. À polícia, ela confessou que havia pego a droga de ‘Da Leste’.

Desde terça-feira (26), equipes do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) estão na cidade, pois na segunda (25), houve mais uma tentativa de homicídio, na qual um motociclista efetua disparos contra um grupo de homens em uma calçada. 

O crime aconteceu entre as Avenidas do Povo e Wilson Barbosa Martins, na região central de Sonora. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o motociclista realiza uma conversão e atira contra os homens. Testemunhas teriam ouvido ao menos quatro tiros, segundo o Portal Pnews. 

Morte de ‘Da Leste’ em confronto

No fim da manhã de quinta-feira (28), o Garras foi até um terreno com vários quartos no fundo, na Rua do Engenho, no Bairro Vila Nova, para averiguar uma denúncia de boca de fumo. Ao chegar no local e descer das viaturas, a equipe se deparou com ‘Da Leste’ ostentando algo que parecia ser arma de fogo em sua cintura. 

Ao perceber os policiais, ele empreendeu fuga para os fundos do imóvel. Iniciou-se uma perseguição e mesmo o Garras dando ordem de parada ao criminoso, ele não obedeceu. Quando a equipe adentrou a residência, ‘Da Leste’ atirou contra os policiais, que revidaram.

O criminoso continuou fugindo, mas caiu no chão nos fundos do imóvel, sendo socorrido pela equipe ao Hospital Municipal e vindo a óbito logo depois. 

A arma de fogo usada por ‘Da Leste’ foi apreendida. 

Seis mortes em 2024 ligadas à guerra entre facções

A onda de violência na cidade já havia sido noticiada pelo Jornal Midiamax. Assim, em janeiro um empresário morreu por engano após um atirador tentar matar o funcionário dele em briga por facção.

Um dos executores do crime foi preso e confessou que matou por engano. O motivo do assassinato do funcionário seria a guerra entre facções, pois ele seria de facção rival.

Já em fevereiro, policiais atingiram dois supostos integrantes do Comando Vermelho quando estavam em diligências. Nesta ocasião, outro membro da mesma facção foi preso com armas e munições.

Além disso, neste mês de março, atentado em ginásio de esportes deixou mais dois mortos e um ferido, também palco da disputa pelo tráfico na região.

O norte de Mato Grosso do Sul tem importância estratégica para os traficantes, pois serve de entreposto no transporte de drogas da Bolívia e para regiões metropolitanas brasileiras, como e .

Tentativa de homicídio gravada por câmeras de segurança na segunda-feira (25)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
operário

Jogo da vida: Operário precisa vencer Monte Azul se quiser sonhar com classificação na Série D

Filha de Sandra Annenberg assume namoro com atriz americana

Brasil bate Turquia, vai à 10ª vitória e permanece líder na Liga das Nações masculina de vôlei

VÍDEO: Motociclista cai ao passar em quebra-molas e é socorrido em estado grave

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Últimas Notícias

Cotidiano

Final de semana em Dourados segue gelado e sem chuvas expressivas há 32 dias

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%

Mundo

Mais de 20 pessoas ficam feridas após veículo atingir multidão em Los Angeles

Cinco vítimas estão em estado crítico e outras dez têm ferimentos graves

Cotidiano

Campo Grande tem 8 trechos interditados neste fim de semana; confira a lista

Uma delas é na BR-163, próximo à antiga Uniderp Agrárias

MidiaMAIS

Agência de publicitário campo-grandense foi primeira a ganhar prêmio Leão de Ouro

Roberto Duailibi faleceu, aos 89 anos, neste sábado (19), em São Paulo