Pular para o conteúdo
Polícia

‘Da Leste’ morre em confronto e Sonora chega a seis mortes em 2024 com guerra entre facções

Operação tenta conter guerra entre facções pelo controle do narcotráfico na região norte de Mato Grosso do Sul
Mirian Machado -
Movimentação de policiais e Perícia no local de confronto em Sonora. (Sidney Assis, de Coxim)

Já são seis as mortes deste ano ligadas à guerra entre facções que espalha violência em Sonora, cidade a 361 quilômetros de , no norte de Mato Grosso do Sul. Um homem 28 anos, conhecido pelo apelido de ‘Da Leste’ morreu nesta quinta-feira (28) em confronto com policiais.

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) está na cidade para cumprir mandados justamente em operação que tenta conter a onda de violência causada pela disputa entre narcotraficantes.

Segundo as informações policiais, Da Leste teria atirado ao avistar os policiais, que revidaram. O confronto aconteceu em um terreno com vários quartos no fundo, na Rua do Engenho no Bairro Vila Nova.

Denuncias eram de que no local funcionava uma boca de fumo e também teria armas de fogo.

Uma equipe do Garras chegou no imóvel, quando Da Leste ao perceber a presença da polícia efetuou disparos contra a guarnição, que revidou e o acertou. Socorrido, ele morreu no Hospital Municipal. 

Além de uma certa quantidade de entorpecentes, a polícia encontrou a arma de fogo calibre 44 com várias cápsulas deflagradas. A Perícia esteve no local e o corpo do homem foi levado para o IML de Coxim.

Seis mortes em 2024 ligadas à guerra entre facções

Em janeiro um empresário morreu por engano após um atirador tentar matar o funcionário dele em briga por facção. Em seguida, em fevereiro, confronto com a polícia terminou com dois supostos integrantes do Comando Vermelho mortos na cidade.

Além disso, já em março, atentado em ginásio de esportes deixou mais dois mortos e um ferido, também palco da disputa pelo tráfico na região.

O norte de Mato Grosso do Sul tem importância estratégica para os traficantes, pois serve de entreposto no transporte de drogas da Bolívia e para regiões metropolitanas brasileiras, como e Rio de Janeiro.

Operação Divisa reúne policiais de diversas unidades

Segundo o jornalista Sidney Assis, que está no local, duas equipes do Garras e uma da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos) chegaram nesta quinta para ajudar as investigações. 

“Em Sonora há uma guerra entre as duas maiores facções, CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando da Capital), pelo comando do tráfico de drogas. Inclusive, a cidade foi palco de crimes envolvendo as facções e a polícia veio ajudar a conter a onda de violência”, relata.

(Sidney Assis, de Coxim)

Guerra entre facções

A onda de violência na cidade já havia sido noticiada pelo Jornal Midiamax. Assim, em janeiro um empresário morreu por engano após um atirador tentar matar o funcionário dele em briga por facção.

Um dos executores do crime foi preso e confessou que matou por engano. O motivo do assassinato do funcionário seria a guerra entre facções, pois ele seria de facção rival.

Já em fevereiro, policiais atingiram dois supostos integrantes do Comando Vermelho quando estavam em diligências. Nesta ocasião, outro membro da mesma facção foi preso com armas e munições.

Conforme o registro policial no dia, a polícia alega que há vários dias a equipe de investigadores tem realizado diligências devido à guerra entre facções do PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho em Sonora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados