Quatro presos foram trocados de cela na manhã deste sábado (2) no Estabelecimento Penal Masculino de Regime fechado da Gameleira II, após danificarem duas celas do pavilhão 01. Um dos presos ainda incitava outros detentos a reagir contra os policiais penais no local.

Conforme o boletim de ocorrência, o caso aconteceu às 20h30, quando uma policial penal que fazia o monitoramento virtual ouviu um barulho de presos batendo nas grades das celas. Em certo momento, viu quando um dos presos, que estava encarcerado sozinho na cela disciplinar 6, saiu da cela pela porta, parando em frente das celas 05, 04 falando e gesticulando com os presos.

Em seguida, ele caminhou até o portão de acesso e danificou a câmera de segurança instalada no local.

Chegando no local, os detentos estavam alterados, com os braços para fora das grades, agitados e gritando todos ao mesmo tempo.

O chefe de equipe, portando uma espingarda calibre 12 com munição não letal, juntamente com o corpo de segurança, equipados com escudo e tonfas, entrou no local para procedimentos de segurança, onde os presos devem se posicionar sentados no fundo da cela com as mãos sobre a cabeça.

Em vistoria na cela 6, foi verificado que estava quebrada, assim como na cela 5 do pavilhão onde estavam outros três presos. 

O detento que iniciou os danos foi retirado a força da cela para que fosse transferido para outra cela, pois estava alterado e agressivo. Segundo os policiais penais, o preso a todo momento incitava a massa carcerária contra o corpo de segurança, dizendo: ” Vou quebrar esta cadeia também, já quebrei a G1″, “Aí galera já é a segunda cadeia que eu quebro”, ” Viram só como é só esperar o momento certo”,  “Vou ganhar o mundo quero ver se esta polícia me segura e ainda, vou matar um vagabundo que matou minha mãe e está aqui na cadeia”.

Iniciou um princípio de motim, que posteriormente foi controlado. Devido aos danos ocorridos, os presos da cela 5 também foram realocados.

O caso foi registrado como ameaça e dano ao patrimônio.