Pular para o conteúdo
Polícia

Projeto de lei prevê prisão para quem for flagrado com cerol em linhas de pipa

De acordo com o projeto, a pena prevista será de seis meses a três anos de prisão
Diego Alves -
Linha de pipa com cerol que ‘fechava’ a Avenida Thryson de Almeida em junho do ano passado (GCM)

Diego Alves

Projeto de lei (5951/2023) proposto prevê pena de até 3 anos de prisão para quem for flagrado com linhas cheias de cerol em território nacional. A proposta visa criminalizar o uso de material cortante em linhas de pipas e papagaios, conhecido como cerol.

De acordo com o projeto, a pena prevista será de seis meses a três anos de prisão, além de e também poderá aplicada para quem vender, comprar, expor, manter em depósito ou transportar esse tipo de produto.

Atualmente, o crime ocorre somente quando alguém é ferido ou quando há algum prejuízo material. O PL prevê que não há crime da utilização de linha ou material cortante em eventos previamente autorizados pelo Poder Público, em treinamentos, festivais e campeonatos realizados em locais designados e adequadamente sinalizados. O projeto de lei é proposto pela senadora (Republicanos-DF).

“Todos os anos as autoridades reforçam as campanhas e recomendam a instalação de antenas anti-cerol nas motocicletas, mas o fato é que muitos desses acidentes poderiam ser evitados. Queremos criminalizar essa prática para inibir e subsidiar a atuação das polícias no controle sobre a circulação do cerol”, diz a senadora sobre o projeto que está em tramitação.

Cerol

Em dezembro do ano passado, Motociclista de 25 anos foi socorrido no fim da tarde desta sexta-feira (29), em Corumbá, depois de ter o pescoço atingido por linha com cerol. A vítima foi encaminhada para o Pronto Socorro da cidade.

Em junho do ano passado, equipe da Ronda Escolar da GCM (Guarda Civil Metropolitana) flagrou uma linha de pipa atravessando a Avenida Thryson de Almeida, no Bairro Guanandi II, em Campo Grande.

A pipa ficou presa nos fios de energia e a linha com cerol ‘atravessou’ a avenida, ficando na altura dos motociclistas. Isso poderia causar graves acidente envolvendo, principalmente, ciclistas e motociclistas.
Além de condutores, pássaros também são vítima do cerol.

Nos primeiros meses de 2022, 19 pássaros foram encaminhados para cuidados veterinários com ferimentos causados pelo uso proibido do cerol nas linhas, também em Corumbá.

No último final de semana, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) deflagrou em Campo Grande a ‘Operação Cerol’ de combate às linhas proibidas ou com produtos proibidos que causam riscos à população durante brincadeira de soltar pipa.

A ação aconteceu em 6 regiões da cidade no sábado (6) e no domingo (7). Carretéis de linha chilena e pipas que usavam linha de cerol foram apreendidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Últimas Notícias

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued