O policial penal e ex-diretor da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Antonio José dos Santos, de 56 anos, preso em flagrante por embriaguez ao volante e efetuar disparos em rua na Vila Santa Luzia, em Campo Grande, na noite de domingo (28), foi solto na manhã desta segunda (29).

Depois de passar por audiência de custódia nesta manhã, a Justiça concedeu liberdade provisória ao policial penal, imputando a ele o cometimento dos crimes de disparo de arma de fogo (art. 15 do Lei n. 10.826/03) e conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência (Art. 306 do CTB- Lei n. 9.503/97).

A justiça não concedeu fiança ao ex-diretor, que mesmo em liberdade provisória, deve manter endereço atualizado nos autos e comparecer em todos os atos processuais, como comparecimento no CAPS III, de , para as providências cabíveis.

Testemunhas flagraram homem efetuando disparos

Conforme a ocorrência, a polícia foi acionada após testemunhas flagrarem um homem em um veículo, de cor prata, na Rua Santa Gertrudes, efetuar dois disparos de arma de fogo.

No local, a polícia fez diligências e encontrou dois homens, um deles o policial penal, em um Corolla, prata. Em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado. No carro estava uma pistola .380, porém o servidor apresentou documentação da arma. 

À polícia, ele disse que efetuou o disparo para intimidar meliantes que furtaram sua casa em data anterior. O ex-diretor mora em Dourados, mas tem um imóvel no local dos fatos. 

Ele disse ainda que dias atrás trocou toda a fiação da residência que havia sido furtada. Contou ainda que foi até a casa ligar as luzes, quando percebeu algumas pessoas entrando em uma casa com placa de ‘vende-se', por achar estranho, resolveu atirar no chão, dentro de seu terreno, para intimidar possíveis ladrões.

Como Antônio apresentava sinais de embriaguez, foi solicitada a polícia de trânsito que realizou o teste do bafômetro e constatou embriaguez, tendo o teste apontado 0,46mg/L.

Ele contou que ingeriu bebida alcoólica no almoço e que não estava dirigindo o carro. O veículo foi liberado para a irmã de Antônio.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) disse em nota que a Corregedoria da irá instaurar procedimento administrativo para apurar o caso.