Policiais militares de MS se reúnem com polícia paraguaia para discutir segurança na Rota Bioceânica

O encontro aconteceu durante formatura de 5 mil novos policiais paraguaios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Policiais brasileiros e paraguaios durante evento, e Sargento Cristian ao lado do presidente Santiago Peña (Foto: Divulgação).

Policiais da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) se reuniram com membros da Polícia Nacional do Paraguai na cidade de Asunción, na última semana, com o objetivo de de fomentar a integração entre as duas instituições com foco na Rota Bioceânica. O encontro aconteceu por ocasião da formatura de 5 mil novos policiais paraguaios.

A região deverá testemunhar um aumento considerável no fluxo de pessoas, veículos e mercadorias a partir da implantação da Rota Bioceânica. “Precisamos estar atualizados às demandas que se apresentaram no que diz respeito a segurança pública dos nossos países, principalmente nos departamentos  (estados) de Amambay, Concepción e Alto Paraguay, que são os departamentos que fazem fronteira com o Brasil”, avaliou o Coronel PM Anderson Avelar.

Para isso, será formada uma equipe técnica para promover reuniões em Asunción, assim como em Campo Grande, para a troca de informações e futuras operações conjuntas na região que abrange o CPA 7 (Comando de Policiamiento de Área da Rota Bioceanica).

O primeiro encontro ocorrerá em fevereiro de 2025, na cidade de Jardim (MS), sede do 11° Batalhão de Polícia Militar.

O encontro

No evento promovido na última semana, foi celebrada a formatura de 5 mil novos policiais, com a presença do Ministro do Interior do Paraguai, Henrique Riera, e do presidente paraguaio Santiago Peña Palacios, além de representantes diplomáticos e policiais militares da Colômbia, Peru e Taiwan. O Coronel Renato dos Anjos, Comandante da PMMS, foi representado pelo comandante do CPA 7, Coronel Anderson Avelar.

Também participou do evento o 3° Sgt Cristian David Colman Lima, instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às  Drogas e à Violência), que discursou aos formandos e familiares uma mensagem de motivação, usando para isso expressões em espanhol e guarani, ganhando a atenção do público. 

Presidente do Paraguai

Na ocasião, o Sargento Cristian pode entregar, em nome da PMMS, um presente ao presidente paraguaio: o mascote do Proerd, representado por um leão, chamado carinhosamente de “Dare”.

O encontro também foi uma oportunidade para que o oficial brasileiro solicitasse ao presidente do país vizinho a institucionalização do Proerd no Paraguai.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados