Nesta semana, a Polícia Federal realizou operação para receber os brasileiros presos no Paraguai, que foram expulsos do país. São 25 homens que seriam membros do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Há um ano, a PF iniciou tratado com as autoridades paraguaias, para identificar os presos brasileiros no país. Assim, equipe de policiais federais foi enviada para realizar a identificação dos detidos.

No total, 25 brasileiros foram expulsos e entregues à PF, sendo que 16 deles foram entregues na Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu (PR) e os outros 9 em Ponta Porã, ambos na fronteira com o Paraguai.

Esses presos estavam no sistema carcerário paraguaio e tinham ordens de prisão do Brasil, expedidas por comarcas de todo país por crimes como homicídio, tráfico de drogas, entre outros.

A transferência foi feita com reforço policial e a presença de equipes especializadas em operações táticas. Além da Polícia Federal participaram da operação de segurança as forças de Segurança Pública do Paraguai, a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Após os procedimentos legais, os presos serão entregues a diversas unidades prisionais para início imediato do cumprimento de pena.