O CMO (Comando Militar do Oeste) iniciou a terceira fase da Operação Roraima com o deslocamento de um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de e seu respectivo módulo logístico para a região Norte do país.

O deslocamento iniciou no sábado (13) com destino a Boa Vista, em Roraima.

A ação faz parte de uma atividade enquadrada de exercício de concentração estratégica das Forças de Prontidão, a Operação Roraima, além de fazer parte também do plano de reestruturação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e consequente criação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista.

Segundo o CMO, todas as atividades seguem um cronograma já estabelecido pelo e têm por finalidade a defesa da Pátria, especialmente na região da fronteira.

São 101 viaturas e mais de 200 militares deslocados sob o controle do 18º Batalhão de Transporte, do 9º Grupamento Logístico. Esta é a terceira, de quatro fases da operação. 

A primeira etapa, chamada de ‘Concentração Inicial de Meios', aconteceu no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em , sendo sucedida pelo Apronto Operacional, realizado na última sexta-feira (12). 

Operação Roraima em detalhes:

O comboio de 89 viaturas em deslocamento para a cidade de Boa Vista é composto por 28 blindados, sendo 14 Guaicurus, 08 Guaranis e 06 Cascavéis, além de outras viaturas operacionais, de apoio e de escolta. No total, o comboio percorrerá cerca de 2.500 km terrestres e um trecho fluvial de mais de 1200 km, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, e finalizando em Roraima.

(Divulgação CMO)