A Operação Deceive, deflagrada pela Decon (Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra as Relações de Consumo) nesta segunda-feira (18) em Campo Grande, apurou que os estelionatários aplicavam golpes nas empresas há pelo menos quatro meses. 

Conforme o delegado Reginaldo Salomão, a primeira vítima foi identificada pela polícia em novembro do ano passado. Os criminosos causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil a duas empresas de materiais de construção e elétrica, em e em Dourados.

Acredita-se que dados dos servidores públicos eram extraídos do Portal da Transparência, e com isso, os criminosos confeccionavam cartões falsos para aplicar os golpes nas empresas. 

O grupo usava cartões de terceiros e efetuava as compras, iniciando a negociação por telefone e dando continuidade pelo WhatsApp. Em seguida, os bancos faziam contato com os donos dos cartões para verificar se eles tinham efetuado as compras e, diante da negativa, o procedimento era cancelado e as empresas não recebiam os pagamentos.

Durante a operação, dois membros da organização criminosa foram presos e 14 cartões de crédito apreendidos na Capital. Também foram apreendidas maquinetas de cartão, dinheiro e anotações ligadas ao golpe. Em uma das casas, no Jardim Los Angeles, foi apreendida também maconha e cocaína. Outros mandados foram cumpridos em Goiás.