Os membros de uma organização criminosa alvo da Operação Deceive contra estelionato deflagrada na manhã desta segunda-feira (18), em Campo Grande, pela Decon (Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra as Relações de Consumo), usavam cadastro de servidores públicos para aplicar golpes.

Segundo o delegado Reginaldo Salomão, acredita-se que os dados dos servidores eram extraídos do Portal da Transparência, e com isso, os criminosos confeccionavam cartões falsos para aplicar os golpes nas empresas. 

Dois mandados foram cumpridos em Campo Grande com a prisão de dois membros e outros mandados foram cumpridos em Goiás. Segundo as investigações, os criminosos causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil a duas empresas de materiais de construção e elétrica, em Campo Grande e em Dourados.

O grupo usava cartões de terceiros e efetuava as compras, iniciando a negociação por telefone e dando continuidade pelo WhatsApp. Em seguida, os bancos faziam contato com os donos dos cartões para verificar se eles tinham efetuado as compras e, diante da negativa, o procedimento era cancelado e as empresas não recebiam os pagamentos. 

Foram apreendidos diversos materiais, cartões de crédito em nome de terceiros, maquinetas de cartão, dinheiro e anotações ligadas ao golpe. Em uma das casas, no Jardim Los Angeles, foi apreendida também maconha e cocaína. Por esse motivo, o autor também vai responder por tráfico de drogas.