Grupo de 13 , com idade entre 10 e 14 anos, encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de , foi liberado assim que chegou ao local, de . Elas foram flagradas em uma quadra de esportes fechada para reforma da Prefeitura.

Imagens gravadas no local mostram as crianças em fila acompanhadas da Polícia Militar e Conselho Tutelar e revoltaram moradores. Para a delegada-titular de 1ª DP de Coxim, Brunna Karla Dias Melo, não havia necessidade de levá-los à Delegacia.

“Eles poderiam ter deixado os menores lá, acredito eu. Tinha pegado o nome dos pais dos menores e feito só o BOPM [Boletim de Ocorrência da Polícia Militar] e entregado só o BOPM aqui e depois a gente ia investigar de qualquer forma. Não precisava ter deslocado todas aquelas crianças para cá”, explica ao Jornal Midiamax.

De acordo com a delegada-titular, o flagrante foi feito para apurar possíveis danos no gramado sintético e estrutura da quadra, que passa por reforma. Além disso, a abertura na grade do alambrado pode ter sido feita antes. Entretanto, a responsabilidade pelo ato e as supostas avarias no campo serão periciados pela Polícia Civil.

coxim
Alambrado danificado (Divulgação, PMC)

Crianças foram liberadas

O caso se desenrolou após o prefeito Edilson Magro (DEM) flagrar os menores de idade utilizando o espaço na noite de segunda-feira (15). Ele avisou a Gerente de Esportes e Cultura, que acionou a PM.

A força policial pediu para os menores se retirarem e foram atendidos. Entretanto, como havia a suspeita de danos ao patrimônio, foi necessário a confecção do BO de flagrante. O Conselho Tutelar foi acionado e esteve no local.

Lá, eles acionaram os pais ou responsáveis e acompanharam aqueles aos quais os pais não foram encontrados. De acordo com uma das conselheiras tutelares que atenderam a ocorrência, Flávia Pinasso, tanto o conselho quanto a polícia encaminharam as crianças até em casa após saírem da delegacia.

“Desde o início da ocorrência, nós estivemos com eles, com as crianças e com os adolescentes. Por mais que seja uma situação delicada, nós demos e estamos dando todo suporte necessário para que isso venha a se resolver e não venha causar nenhum dano para eles de alguma forma”, diz Flávia ao Jornal Midiamax.

Ainda de acordo com a delegada, nenhum dos menores tem alguma infração registrada em seus nomes e por isso foram liberadas logo após chegarem na delegacia.

coxim
Quadra fechada (Divulgação, PMC)

Caso segue sendo investigado

Em nota, a alega se solidarizar “com aqueles que foram encaminhados à delegacia para serem ouvidos, inclusive os menores de idade, e informa que colocou toda a equipe a disposição para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário”.

“No entanto, também considera que os pais ou responsáveis devem se sensibilizar e orientar seus filhos que não se deve invadir ou depredar espaços públicos, que são de uso coletivo e devem ser respeitados e preservados”, ressalta.

Conforme a delegada-titular, a polícia deve ouvir a gerente de Esporte e Cultura, as conselheiras tutelares e, eventualmente, os pais das crianças. O laudo da perícia deve ser concluído em até 10 dias. Depois de terminado, o inquérito segue para o Ministério Público Estadual.