Tiago Echeverria Ribeiro, acusado de matar a esposa Dayane Xavier da Silva em março deste ano, foi condenado a 21 anos e 4 meses de reclusão. A decisão ocorreu no Tribunal do Júri, em Campo Grande, nesta terça-feira (6).

Conforme a decisão, o regime inicial de cumprimento de pena será o fechado. Durante interrogatório, o réu tentou alegar que a faca escorregou após um empurrão.

Porém, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do delito, bem como as qualificadoras do motivo fútil e do feminicídio. Assim, ele foi condenado por homicídio doloso, qualificado com causa especial de aumento de pena.

O réu, aos prantos, negou o feminicídio. Ainda contou que o crime ocorreu após uma discussão entre os dois, que teria começado após ele sugerir uma separação, porque se negou a ir a um pagode com a esposa.

Também conforme depoimento dele, Dayane disse que “se ele não ficasse com ela, não iria ter uma vida de solteiro com mais ninguém”. Então, entraram em luta corporal, mas Dayane teria ido até a cozinha pegar a faca.

Ela voltou para sala com a faca e ele a empurrou para não ser atingido, afirmou o réu. “Acho que foi nesse momento que a faca acertou ela”. Depois, ela caiu no sofá e puxou ele para cima dela. “Foi aí que ela falou com as seguintes palavras: ‘acho que fui ferida com a faca’. E saiu correndo de casa”, disse.

Depoimento de testemunha contradiz versão do autor

A “comadre” da vítima foi a primeira a ser ouvida nesta manhã. Ela relatou que esteve ao lado da amiga durante toda a manhã, inclusive, no momento em que Tiago a matou com facadas.

Conforme relato da amiga que estava com o casal, a briga entre Dayane e Tiago começou porque ele colocou a mão nas partes íntimas dela e apertou.

A mulher desferiu um tapa na cara do marido “no automático” e repreendeu a ação dele. “Ele disse para ela ‘o que eu disse para você que aconteceria se você encostasse em mim?’ e ela disse ‘não fala não, pega e faz’ e ele respondeu ‘ta bom’. Mas a gente não achou que fosse dar em nada, porque conhecia o ‘ta bom’ dele”, relata.

Tiago foi até a cozinha e voltou com uma faca. A amiga conta que Dayane chegou a ver o cabo da faca e falar que ele pegou a faca para elas. As duas, então, levantaram-se do sofá para correr, mas o homem conseguiu prender o corpo de Dayane com o dele e desferir as facadas.