A Adepol (Associação dos Delegados de Polícia de MS) e o Sinpap-MS (Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS) irão realizar o “Primeiro Seminário Diálogos Institucionais de Segurança Pública” no próximo sábado (24) no auditório da Adepol do Parque dos Poderes, em , das 8h às 15h. O seminário é alusivo ao Dia do Perito Papiloscopista, celebrado em 5 de fevereiro.

De acordo com as autoridades, ocorrerão palestras que abordam o cotidiano do trabalho e suas diferentes abordagens e aspectos legais, como carreiras, atualizações técnicas, legais e jurídicas a serem empregadas na segurança pública.

As palestras serão feitas por delegados, peritos e peritas papiloscopistas e representantes do governo estadual. Além da Polícia Civil, o evento é aberto para inscrições a profissionais de segurança de outras corporações, como Polícia Militar, Perícia, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, e servidores da (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

Entre os temas a serem abordados e debatidos no seminário estão o atendimento a locais de crimes pelas forças de segurança pública; a análise do artigo sexto do Código Penal à luz do princípio da eficiência; o exame prosopográfico (comparação facial humana) com seus aspectos legais, jurídicos e técnicos; o perito papiloscopista no contexto da perícia oficial; e a atuação do núcleo de perícias papiloscópicas no auxílio da investigação criminal no MS.

Segundo a organização, além das palestras com temas operacionais e seus aspectos, o seminário terá também um olhar para a inclusão. Uma das palestras do seminário vai enfocar a segurança pública e os Transtornos do Espectro Autista (TEA), enfatizando a necessidade de capacitação dos agentes para a eficiente prestação do serviço público.

As vagas presenciais para o seminário são limitadas e vai emitir certificado de participação. As inscrições podem ser feitas em formulário disponível no site do Sinpap-MS.