A Corregedoria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) vai abrir inquérito para apurar a ação dos policiais na morte do ex-vereador de Anastácio e ex-secretário de planejamento de Miranda, Wander da Silva Vital, o Dinho Vital, de 40 anos, em confronto com militares nesta quarta-feira (8).

Segundo a assessoria da PM, “conforme boletim de ocorrência, durante festa em comemoração ao aniversário de Anastácio, 02 (dois) policiais militares de folga foram acionados por participantes para intervirem em uma ocorrência em que havia uma pessoa armada. Os policiais se deslocaram até o local, identificaram a pessoa armada com uma pistola, anunciaram que eram policiais militares e ordenaram que o homem colocasse a arma no chão, mesmo assim o homem não acatou a ordem legal dos PMs e, com arma em punho, partiu em direção aos policiais, diante do risco de vida dos policiais e de terceiros, eles efetuaram disparos contra o homem armado.”

“Todos os procedimentos legais foram tomados, as providências de Polícia Judiciária Militar foram realizadas, a perícia técnica do Estado foi acionada recolhendo todos os indícios e vestígios e a ação será investigada por meio de um Inquérito Policial Militar”, traz ainda a nota.

A polícia militar havia sido acionada para ir até a chácara localizada na BR-262, próximo à ponte do Rio Taquarussu, onde foi realizada uma confraternização, em alusão ao aniversário de Anastácio. A polícia teria sido informada sobre uma pessoa portando arma de fogo no local.

Briga em festa que terminou em morte

Segundo testemunhas, Dinho estava armado, aguardando a saída de Douglas Figueiredo, ex-prefeito do município, após os dois se envolverem em uma discussão. Anteriormente, Dinho teria sido retirado da festa. Com a chegada dos policiais, conforme os militares relatam no boletim de ocorrência, eles se dirigiram até onde Dinho estava, próximo a um carro na beira da rodovia, com a arma em punho.

Conforme as informações do boletim de ocorrência, ele foi alertado pelos militares, que informaram que eram policiais e ordenaram que Dinho largasse a arma. Entretanto, segundo a polícia, ele não acatou, disparando na direção dos policiais, “que não tendo outra alternativa para conter a agressão”, efetuaram disparos contra o ex-vereador, informa o boletim de ocorrência.

Logo após ser alvejado, ele tentou correr para trás do veículo, caindo ao solo, e morreu no local. Após o ocorrido, a polícia realizou o isolamento do local e as equipes da polícia civil e da perícia foram acionadas.