A partir desta segunda-feira (05), o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) passa a contar com cinco novos conselheiros para reforçar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. O mandato é complementar e será válido por dois anos, com término em julho de 2025.

Para a presidente do Cetran, Regina Duarte, a posse deve promover celeridade no cumprimento das demandas. “Hoje, contamos com 25 conselheiros para analisar cerca de 3 mil processos. Apesar da alta demanda, o Cetran de Mato Grosso do Sul é um destaque nacional tanto em atuação quanto em integração, sendo o primeiro conselho do Brasil a integrar 100% dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito”, afirmou.

Já o secretário Antonio Carlos Videira ressaltou que a reestruturação e ampliação do Cetran são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do estado. “Mato Grosso do Sul está em plena expansão com novas indústrias e a Rota Bioceânica, o que exige uma atuação mais eficiente da segurança pública e de órgãos como o Cetran. Por isso, promovemos essa reestruturação, incluindo mais conselheiros e um vice-presidente, para melhorar a atuação do conselho, que hoje é referência nacional”, explicou Videira.

Nova composição

Assim, a composição do conselho passa a contar com 25 profissionais no setor: o delegado Tiago Macedo dos Santos, representando a Sejusp; Rodrigo Giatti Sodré, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); o coronel PM Elcio Almeida, da Polícia Militar; Jeferson Pinho Braga, representando o município de Corumbá; o coronel PM Wilmar Fernandes, do Centro de Múltiplas Atividades de Trânsito (Cematran); e Cláudia Graeff Cavol, do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog/MS).