As ações desencadeadas pelas polícias paraguaia e brasileira resultaram na eliminação de quase mil toneladas de maconha que estava em fase de produção em roças na fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Balanço divulgado pela coordenação da operação conjunta “Nova Aliança 44” revela que foram eliminados 820.630 kg de maconha, ou seja, quase mil toneladas. Isso após dez dias de ataques aéreos e terrestres nas florestas do Departamento de Amambay.

Com isso, foram desmantelados 121 acampamentos de drogas e destruídos 55.630 kg de maconha pronta, além de 1.230 kg de sementes de Cannabis. As forças operacionais erradicaram 255 hectares de cultivos de maconha, o equivalente a 127 estádios de futebol como o “Defensores del Chaco”.

A maior parte das drogas destruídas pela operação conjunta entraria no Brasil. No total, estima-se que os lucros que seriam gerados pelo crime organizado ultrapassam US$ 24 milhões.

A ‘Nova Aliança’ faz parte de um acordo de cooperação entre a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) e a PF (Polícia Federa) brasileira, no âmbito da responsabilidade compartilhada no combate ao crime organizado.