AGEMS e ANTT realizam fiscalização conjunta inédita de veículos irregulares em oito pontos estratégicos
A ação iniciou na segunda-feira (9) e vai até domingo (15)
Osvaldo Sato, Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou nesta quarta-feira (11) uma operação de fiscalização de transportes terrestres clandestinos e irregulares, na Unidade Operacional da Polícia Federal em Terenos-MS.
A ação, que iniciou na segunda-feira e vai até domingo, ocorre em oito pontos estratégicos das rodovias do estado. A iniciativa é inédita e marca a primeira vez que um convênio de cooperação técnica entre uma agência estadual e a ANTT é firmado para esse tipo de fiscalização.
O objetivo da operação é combater o transporte clandestino de ônibus, vans e outros veículos que não possuem autorização para operar, colocando em risco a segurança dos passageiros.
Os fiscais da ANTT foram deslocados de Brasília para apoiar a AGEMS durante toda a semana, e os locais e horários das fiscalizações estão sendo mantidos em sigilo para garantir a eficácia das abordagens.
Aline Melo, coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização de Transportes da AGEMS, destaca a importância dessa parceria para Mato Grosso do Sul, que tem crescido consideravelmente. “A AGEMS já é bem atuante no intermunicipal, e vimos a necessidade de fiscalizar o interestadual e o internacional. Por isso, firmamos um acordo de cooperação técnica com a ANTT para delegar essa função para nós”, explica Aline.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Oito ações estão previstas, mas denúncias podem alterar programação
Ela ressalta que a operação será contínua, adaptando-se conforme as necessidades surgirem. “Nós definimos as rotas de um dia para o outro, muitas vezes em resposta a denúncias. A operação pode ocorrer em qualquer horário, seja de manhã ou de madrugada. Estamos preparados para agir sempre que houver necessidade”, complementa.
O foco principal da ação é garantir a segurança da população. Muitos passageiros optam pelo transporte irregular devido ao preço mais acessível, mas acabam se expondo a riscos graves.
“Os riscos são enormes. Às vezes, você aborda um ônibus com pneus carecas, extintores despressurizados e motoristas sem qualificação. E aí eu pergunto: quanto vale a sua vida se você pegar um transporte clandestino?”, alerta a coordenadora.
A Polícia Militar presta apoio a segurança das operações, como explicou o coronel Valdir, que faz parte do organograma da AGEMS. Na operação, a PM utilizou drones para monitoramento e inspeções.
“Nosso trabalho é garantir a segurança tanto dos fiscais quanto da população. Se houver desacato ou ameaça, os policiais estão ali para conduzir os responsáveis à delegacia. Nós também atuamos na segurança de trânsito, certificando que os veículos abordados possam voltar à pista de maneira segura”, detalha o coronel, que informou que dez policiais militares estão diretamente envolvidos na operação.
Sabrina Gonçalves, coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT, reforça a relevância dessa cooperação técnica, não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para todo o país.
“Nossa parceria com a AGEMS nos permite expandir a fiscalização. Não conseguimos ter servidores em todos os lugares, então contar com órgãos parceiros aumenta nossa capacidade de combate ao transporte clandestino”, afirmou Sabrina.
Ela destaca que a rota de Corumbá a São Paulo é uma das principais entradas de imigrantes no Brasil, tornando a fiscalização nessa região ainda mais estratégica.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Acidente entre carreta e ônibus na rodovia deixa 22 mortos em Minas Gerais
Ônibus vinha de SP chocou de frente contra uma carreta
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
Flávio estava na cidade a trabalho
As vésperas do Natal, atrasos e voo cancelado geram caos no Aeroporto de Campo Grande
Neste sábado (21), estão previstos 27 voos entre chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande
Morre homem baleado no ‘Beco do Tirão’, 14 dias após crime, em Campo Grande
Os disparos atingiram o olho, tórax, peito, abdômen e braço do homem.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.