Dois peões de uma fazenda em Rio Verde de Mato Grosso, a 194 quilômetros de Campo Grande, foram presos nessa quinta-feira (22), após o abate de duas onças-pardas. Cada um dos peões foi multado em R$ 1 mil.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) recebeu a denúncia de que onças estavam sendo abatidas, na região da Serra da Alegria. No primeiro dia de diligências, os policiais não conseguiram encontrar os autores. Já no segundo dia, os policiais abordaram uma motocicleta conduzida por um dos autores e uma camionete Toyota conduzida pelo segundo autor. 

Quando abordados, os policiais encontraram com eles duas armas, municiadas, sendo um revólver cal. 44 e um cal. 38. Os homens não tinham documentação das armas. Dessa forma, foi dada voz de prisão a eles. 

Os peões confessaram que tinham abatido as onças a mando do patrão depois dos animais comerem os bezerros da fazenda. Eles foram autuados em R$ 1 mil cada, pela morte dos dois animais. E responderão pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605/98.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.