Penitenciária de Dourados fará simulação de defesa contra atuação de organizações criminosas

Exercício será realizado com policiais penais e também envolve outras forças de segurança

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Treinamento acontece na PED durante 2 dias (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Nesta quinta e sexta-feira, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realiza um exercício simulado de “Plano de Defesa para implantação de nova doutrina de atuação na segurança de muralhas da Penitenciária Estadual de Dourados”.

A ação acontece entre as 15 e 19 horas e trata-se de planejamento estratégico e apresentação de plano-piloto em razão da modernização da zona de segurança perimetral da Penitenciária Estadual de Dourados, segundo informações divulgadas pela Agepen.

O exercício simulado será realizado com policiais penais que realizam a segurança interna e externa, atuantes na PED, Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária).

Ainda de acordo com a Agepen, o treinamento terá como base protocolos já adotados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) no Sistema Penitenciário Federal, bem como os procedimentos realizados pelo BOPE na doutrina de combate ao “Domínio de Cidades” ou “Novo Cangaço”, com envolvimento de outras forças de segurança.

O exercício simulado de “Plano de Defesa” na PED terá a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão da Polícia Militar de Dourados, BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e PRF (Polícia Rodoviária Federal), além de instrutores da Senappen.

Conteúdos relacionados