Pular para o conteúdo
Polícia

Ministério diz que casal de rezadores mortos em MS sofreu ameaças por práticas religiosas

Neto foi preso em operação conjunta da Polícia Civil e PM
Marcos Morandi -
Rufino e Sebastiana eram atuantes na comunidade Guassuty (Foto: Reprodução, Redes sociais)

Mesmo com a suspeita da Polícia Civil de que a morte do casal de curandeiros Nhandesy Sebastiana Gauto e Nhanderu Rufino, nesta segunda-feira (18), em , possa ter sido passional, o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) afirma que o casal sofreu ameaças pelas práticas religiosas. O ministério pede que a assuma as investigações das mortes. Um suspeito, que é neto do casal, está preso.

A comunidade está localizada no território Guassuty, em Aral Moreira, município a cerca de 400 quilômetros de Campo Grande. Em conversa com lideranças indígenas da Guasuty, a reportagem do Jornal Midiamax apurou que Nhandesy Sebastiana e Nhanderu Rufino Velasquez eram pessoas atuantes no trabalho espiritual da aldeia.

“Temos informações de que o casal já havia sido ameaçado dentro da própria comunidade por suposta feitiçaria.  Esse crime pode, sim, estar ligado sim à prática de intolerância religiosa”, disse uma dessas lideranças ouvidas pela reportagem.

“Nhandesy Sebastiana lutou incansavelmente pela Vida, pela justiça. Nós líderes mulheres kaiowa, somos o okyta, o alicerce do nosso povo kaiowa e guarani, somos a voz que chora, a voz que sorri, a voz que canta, a voz que clama, a voz que acalenta as dores de nossos filhos e filhas, por isso sempre temos que estar de pé”, diz uma postagem que circula nas redes sociais.

Essa hipótese é citada no pedido de investigação feito por meio de ofício encaminhado por Eloy Terena, que responde interinamente pelo Ministério dos Povos Indígenas.

“Também já foi possível se apurar a existência de relatos anteriores de ameaças de morte dirigidas a Nhandesy Sebastiana e seu marido em razão de suas práticas religiosas”, diz um trecho do documento do MPI.

“Em tempo, pede-se ainda que seja informado ao MPI a existência de inquéritos em curso perante esta unidade da Polícia Federal, envolvendo os indígenas Guarani e Kaiowá residentes os municípios afetos a esta circunscrição”, solicita o ministro interino no ofício enviado ao diretor da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul.

“O ministério segue acompanhando o caso de perto, para que o responsável por esse crime seja devidamente punido”, informou a pasta em nota. Segundo o comunicado, o Ministério dos Povos Indígenas recebeu a notícia do assassinato com pesar e indignação.

Um suspeito já foi preso. “Foram encontrados elementos que apontavam que o crime foi cometido por um familiar. A Polícia Militar o encontrou nas redondezas de Aral Moreira. A Polícia Civil foi acionada e foi efetuada a prisão em flagrante”, disse o delegado responsável pelo caso, Mauricio Moura Vargas. A casa onde o casal morto carbonizado, morava, ficou destruída.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi consórcio declarações

CPI do Consórcio vai verificar declarações divergentes de servidores da Agereg e Agetran

STJ autoriza alteração de registro civil para gênero neutro

Geraldo Rezende assina e sobe para cinco deputados que apoiam CPMI do INSS

CPI das Bets vai ouvir influenciadora Virgínia Fonseca e advogada ex-BBB

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

auditor sistema consórcio

Consórcio Guaicurus paga sistema que deu nota ‘excelente’ para os ônibus de Campo Grande

VÍDEO: Cardeais se fecham na Capela Sistina e iniciam votação por novo Papa

Energisa investe R$ 302 mil em eficiência energética para o Hospital do Amor

Últimas Notícias

Esportes

PSG vence Arsenal novamente e avança à final da Champions League contra a Inter de Milão

Fabián Ruiz e Hakimi marcaram para o time francês, enquanto Saka descontou para os ingleses. Placar agregado ficou em 3 a 1 para o time de Paris, que irá enfrentar a Inter de Milão na final

Polícia

Homem é preso no MS suspeito de abusar sexualmente de duas sobrinhas no Acre

Ele já estava sendo procurado há cerca de 30 dias

Famosos

Às vésperas de show em Costa Rica, dupla César Menotti e Fabiano tira foto com fãs em Campo Grande

Dupla sertaneja faz show em Costa Rica nesta quinta-feira (8)

Cotidiano

VÍDEO: Ônibus quebra em horário de pico e deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena

Incidente ocorreu no cruzamento da rua Bahia