Pular para o conteúdo
Polícia

‘Ladrão roubando ladrão’: furto motivou rebelião em presídio de MS, diz secretário

Motim terminou com 107 presos transferidos da penitenciária
Thatiana Melo -
Tropa de Choque da Agepen no local (Foto: Cassilândia Notícias)

O do de um detento teria motivado a rebelião no presídio de Cassilândia, a 418 quilômetros de , nessa quarta-feira (22), quando presos colocaram fogo em colchões, destruindo parte da penitenciária. A rebelião foi controlada 7 horas depois.

Segundo o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, o fato não tem ligação com facções criminosas, e sim, com o furto de dinheiro, cerca de R$ 1.200, de um dos detentos, quando começou a briga que acabou em motim. 

“Ladrão roubando ladrão”, disse o secretário ao falar sobre a situação que envolveu dois presos. Videira disse que 50% do presídio não foi danificado e que os trabalhos de limpeza e reforma já começaram, mas não especificou quanto tempo deve durar a obra.

Videira ainda relatou que será usada mão de obra dos presos para reforma do presídio e os detentos que promoveram o motim responderão por dano qualificado ao patrimônio público, tendo, assim, suas penas majoradas. 

Ainda segundo o secretário, o ato de rebelião não tem ligação com facção criminosa. Já sobre a superlotação da unidade, o secretário afirmou que é reflexo da excelência da segurança do Estado. “Quanto mais eficiente na segurança, mais presos, apreensões de drogas vai ter”, afirmou. 

O secretário revelou que o ministro Flávio Dino, em conversas com o governador do Estado, Eduardo Riedel, prometeu mais dois presídios para Mato Grosso do Sul, para a ressocialização dos detentos. 

Videira ainda falou que o Estado está preparado para ataques como os que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte. “Quem desafiar o Estado ou a lei vai ter resposta a altura”, finalizou o secretário.

O presidente do (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Santiago, ressaltou que a intervenção foi feita de forma segura. “Foi feito planejamento, intervenção e extração sem disparar nenhum tiro, de forma técnica e segura”, disse.

A rebelião durou cerca de 7 horas e 107 presos serão transferidos para outras unidades prisionais do Estado.

O motim 

O motim iniciou-se após o almoço e os líderes saíram encapuzados quebrando tudo no solário do bloco C. A cantina e o bloco D também foram destruídos pelos presos, que usaram colchões para atear fogo no presídio.

Por volta das 20h30, a Polícia Militar informou o fim da rebelião. Ninguém ficou ferido. O presídio da cidade possui aproximadamente 220 presos. Será apurada a motivação e quem liderou o motim. A informação é de que houve muita destruição causada pelos detentos e por fogo ateado em alguns locais do presídio.

Viaturas da Força Tática e do Corpo de Bombeiros Militar de Paranaíba e foram os primeiros a chegarem ao local. Segundo a Agepen, o COPE foi instituído há seis anos, e é o primeiro grupamento especializado em intervenções prisionais em situações de crise ou para a realização de “operações pentes-finos” em presídios estaduais, além de ter sido a primeira equipe armada institucionalmente, representando um “divisor de águas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?