Pular para o conteúdo
Polícia

Governo vai credenciar e capacitar psicólogos para atendimento em delegacias em MS

Psicólogos foram exonerados no ano passado, mas não foram recontratados
Fábio Oruê -
psicólogos atendimento
Casa da Mulher Brasileira. (Foto: Arquivo, Midiamax)

O Governo de vai credenciar e capacitar psicólogos para atender vítimas de crimes, nas delegacias do Estado. A informação foi divulgada pelo secretário da Sejusp-MS (Segurança de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, nesta quarta-feira (15).

Antes de entrar em reunião na Casa da Mulher Brasileira, em , para definir atendimento 24 horas para vítimas crianças e adolescentes, Videira esclareceu sobre a falta de psicólogos na Depca (Delegacia Especializada de à Criança e ao Adolescente).

Segundo ele, os profissionais foram exonerados no ano passado e não foram recontratados. “O Governo do Estado já autorizou o credenciamento de psicólogos para todo o Estado. Já iniciou o estudo técnico preliminar do termo de referência para credenciamento desses profissionais que atenderão as unidades da polícia civil”, disse Videira.

Além disso, as salas lilás, criadas para atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência, geraram demanda e necessidade de capacitação. MS possuiu essas salas em 26 municípios.

“Foram mais de 160 policiais capacitados para as oitivas especializadas. Teremos, além desses profissionais, também psicólogos credenciados e queremos fazer isso num menor tempo possível. Já tem um grupo trabalhando no credenciamento e a previsão de conclusão é março”, explicou.

Conforme o secretário, após o credenciamento, o psicólogo passará por capacitação rápida para atendimento voltado para a vítima de violência e depois estará apto para integrar uma unidade da polícia.

Reunião

Após a morte da menina de 2 anos, Sophia OCampo, no dia 27 de janeiro deste ano depois de ser estuprada e torturada pelo padrasto e a mãe, uma reunião na manhã desta quarta-feira (15), na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, serviu para definir atendimento 24 horas para vítimas crianças e adolescentes.

A reunião aconteceu a portas fechadas com Antônio Carlos Videira, com as delegadas da Deam, deputada Carla Stephanni, além do delegado-geral Roberto Gurgel.

Caso Sophia

Sophia morreu aos 2 anos, na noite do dia 27 de janeiro. Ela foi levada pela mãe a um posto de saúde, onde as médicas que atenderam a menina constataram que ela já estava morta há pelo menos quatro horas. Tanto a mãe como o padrasto de Sophia foram presos e já indiciados pelo crime. 

O casal ainda tentou alterar as provas da morte da menina para enganar a polícia. A prisão preventiva foi decretada no dia 28 de janeiro. Em sua decisão, o magistrado afirmou que: “A prisão preventiva se justifica, ainda, para preservar a prova processual, garantindo sua regular aquisição, conservação e veracidade, imune a qualquer ingerência nefasta do agente. Destaca-se que, conforme noticiado nos autos, a criança somente foi levada para o Pronto Socorro após o período de 4 horas de seu óbito, o que evidencia que os custodiados tentaram alterar os objetos de prova.”

O juiz ainda citou que caso o casal fosse solto, haveria a possibilidade de tentativa de alteração de provas “para dificultar ou desfigurar demais provas”. O casal foi levado para unidades penitenciárias, sendo a mulher para o interior do Estado e o padrasto da menina para a de Segurança Máxima. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)