O primeiro trimestre de 2023 terminou com 749 casos de furtos de veículos registrados em Mato Grosso do Sul. Grande maioria dos casos aconteceu na Capital, conforme dados do Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), monitorado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Em , foram 472 furtos, enquanto 277 aconteceram no interior. Desse total, 163 aconteceram na faixa de fronteira do Estado. A média de furtos foi de 249 por mês neste ano, 14% a menos se comparado com 2022, onde a média mensal de furtos foi de 291.

“A gente nunca pensa que vai acontecer com a gente, até sair do serviço, depois de um dia cansativo, em plena sexta-feira, e não encontrar a moto que você tinha deixado estacionada na rua, para todo mundo ver”, diz o de 25 anos que teve a motocicleta furtada no último ano.

De 2018 até março de 2023, foram 17.038 veículos furtados em todo Mato Grosso do Sul, sendo que o primeiro ano foi o que teve mais registros, seguido de 2022. Confira acima o detalhamento de casos nos últimos seis anos, entre furtos registrados na capital, interior e faixa de fronteira.

“É revoltante, você trabalha para conquistar as coisas e, no meu caso, perdi em menos de 20 segundos”, detalhou. Mesmo com boletim de ocorrência registrado e ajuda de amigos para divulgar imagens e placa do veículo furtado, ele não conseguiu recuperar a moto.

“Até queria não perder esperança, mas fui ficando frustrado. Tentei de tudo, registrei boletim de ocorrência, postei nas redes sociais, muitos amigos compartilharam, e só o que eu recebi foi ligação de bandido querendo me aplicar golpe, dizendo que estava com a minha moto e querendo que eu depositasse dinheiro”, desabafa.

Carro quase fica em pé no momento que destrói portão (Foto: Reprodução)

Recentemente uma enfermeira teve o carro furtado de dentro da própria garagem. O bandido usou o veículo para destruir o portão da residência e fugir com o veículo, que foi encontrado horas depois com cinco pessoas dentro, sendo três adolescentes.

No início do mês de março, a (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos) prendeu três pessoas em flagrante e recuperou dois veículos furtados durante a Operação Metrópole, onde os alvos eram receptadores de motocicletas furtadas, roubadas ou adulteradas.

Denúncias sobre e roubo de veículos podem ser feitas por meio dos telefones e WhatsApp (67) 99222-5381 ou (67) 99219-8058, diretamente na delegacia especializada.

Delegacia especializada realizou operação no início de março (Foto: Divulgação/Defurv)