Um novo boletim de ocorrência e imagens de lesão em uma técnica de enfermagem da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, em Campo Grande, foram registrados nesta sexta-feira (26). A servidora realizou o exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) por apresentar lesões pelo corpo. A confusão no posto de saúde teria começado pelo uso de uma geladeira privada da unidade.

De acordo com o boletim registrado pelos funcionários, a filha da paciente foi alertada que não poderia utilizar o eletrodoméstico dos funcionários. A profissional diz que foi avisar a filha da paciente sobre a situação quando houve o desentendimento.

A servidora afirma que foi agredida no joelho, e que ficou com lesão aparente. Ela reforçou que vai representar criminalmente contra a filha do paciente.

Em nota, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou que repudia todo e qualquer tipo de agressão, que tem buscado dar assistência e suporte adequado aos pacientes que possuem necessidades específicas, como neste caso. As supostas ameaças por parte dos servidores também devem ser apuradas.

Confusão

A acompanhante, de 51 anos, procurou a delegacia para denunciar a agressão. Ela contou que seu pai está em observação na UPA há seis dias, sem cuidado e alimentação adequada. Ainda segundo ela, na quarta-feira (24), conta que conversou com o gerente da unidade e ele permitiu que ela levasse frutas e sopa para seu pai e, ainda, poderia guardar os alimentos na geladeira da UPA.

A mulher então foi à unidade com os alimentos e, segundo ela, chegou à recepção e informou que iria até o setor de assistência social. A filha do paciente diz que conversou com a assistente e a servidora permitiu que ela guardasse os alimentos na geladeira, e inclusive, a assistente escreveu o nome do paciente no recipiente dos alimentos.

Ao chegar próximo e abrir a geladeira, conta que ouviu um voz: “Não vai guardar nada aí”. Ela então respondeu dizendo que iria guardar sim. Consta no registro policial, que a enfermeira foi em direção à mulher, a agarrou pelo braço e bateu a porta da geladeira, momento em que houve a confusão.

*Com Diego Alves.