Pular para o conteúdo
Polícia

Delegacia ganha ‘sala kids’ e polícia faz cartilha sobre crimes contra crianças em Campo Grande

Cerca de 75 agentes serão capacitados para atender crianças e adolescentes em depoimentos especiais
Thatiana Melo, Mirian Machado -
Inauguração de sala para atender crianças e adolescentes no Cepol (Henrique Arakaki, Midiamax)

Foi inaugurada nesta quarta-feira (3), na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) do Cepol, em , no Bairro Tiradentes, uma sala especial para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Antes, as crianças e adolescentes estavam sendo atendidos na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). A sala foi criada após a menina Sophia OCampo, de 2 anos, morrer no dia 27 de janeiro deste ano.

A sala especial montada para as crianças e adolescentes é toda decorada para que as vítimas se sintam mais acolhidas para poder denunciar os crimes cometidos contra elas. A sala começa a funcionar a partir da noite dessa quarta, às 19 horas. Os atendimentos no local serão feitos quando a (Delegacia Especializada de à Criança e ao Adolescente) estiver fechada. 

Durante a inauguração da sala especial, foi lançada pela Polícia Civil uma cartilha que tem como personagem uma raposa que fala às crianças e aos adolescentes sobre o que seria um toque malicioso, agressão e incentiva as vítimas a denunciarem, explicou o delegado-geral, Roberto Gurgel. 

A cartilha poderá ser acessada por meio de um QR Code, e será divulgada em escolas do Estado. 

Cartilha poderá ser acessada por QR Code (Henrique Arakaki, Midiamax)

Atendimentos de crianças e adolescentes

Na Deam, do começo de março até a data do dia 2 de maio deste ano, foram atendidas 152 crianças e adolescentes vítimas de crimes. Gurgel ainda explicou que como pela legislação não é obrigatório o psicólogo para realizar o depoimento especial, cerca de 75 servidores serão capacitados neste primeiro momento para fazer o serviço.

Ainda segundo o delegado-geral, mais servidores serão capacitados futuramente, cerca de 400 para atender todo o Estado. Já em relação a exames de corpo de delito feitos nas crianças e adolescentes, um médico legista ficará de prontidão no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), e quando necessário irá até o Cepol para fazer os exames. 

Sala de depoimento especial (Henrique Arakaki, Midiamax)

Sala criada após caso Sophia

A medida foi implementada após o caso Sophia. Como já adiantado pelo Jornal Midiamax, o secretário Antônio Carlos Videira, da Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul), afirmou que a medida passou a ser estudada ainda em março.

Sophia morreu aos 2 anos, na noite do dia 27 de janeiro. Ela foi levada pela mãe a um posto de saúde, onde as médicas que atenderam a menina constataram que ela já estava morta há pelo menos quatro horas. Tanto a mãe como o padrasto de Sophia foram presos e já indiciados pelo crime. 

O casal ainda tentou alterar as provas da morte da menina para enganar a polícia. A prisão preventiva foi decretada no dia 28 de janeiro. Em sua decisão, o magistrado afirmou que: “A prisão preventiva se justifica, ainda, para preservar a prova processual, garantindo sua regular aquisição, conservação e veracidade, imune a qualquer ingerência nefasta do agente. Destaca-se que, conforme noticiado nos autos, a criança somente foi levada para o Pronto Socorro após o período de 4 horas de seu óbito, o que evidencia que os custodiados tentaram alterar os objetos de prova.”

A menina passou por vários atendimentos em unidades de saúde, entre eles febres, vômitos, queimaduras e tíbia quebrada. Em menos de 3 meses, a criança foi atendida diversas vezes sem que nenhum relatório fosse repassado sobre os atendimentos a menina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
feira do coopharadio

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

Sejuv

De marketing a administração, Sejuv abre vagas para cursos gratuitos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Morre Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, aos 69 anos

Últimas Notícias

Política

Cônsul da China diz que pode investir em infraestrutura e tecnologia em Ponta Porã

Chineses têm interesse na Rota Biocêanica, que vai passar por Ponta Porã

Cotidiano

‘Vamos poder negociar’: autoescolas aprovam fim da obrigatoriedade de aulas práticas

Governo Federal pretende reduzir burocracias para a emissão da CNH e acabar com a obrigatoriedade de passar por autoescola

Trânsito

Motorista ‘fura’ preferencial e provoca acidente com dois carros e capotamento em Campo Grande

Um dos carros atingido estava parado na Rua Pernambuco

Transparência

União define ações para execução das obras do Novo PAC em MS

Novo PAC Seleções vai destinar R$ 87,9 milhões para o SUS em MS