Policiais da Delegacia de Polícia de , com apoio operacional da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Novo Hamburgo, no Estado do , conseguiram localizar e apreender um adolescente que havia se ausentado de seu endereço residencial e tomado rumo ignorado, não comparecendo aos atos processuais os quais visavam a aplicação de medida socioeducativa pelo cometimento de ato infracional análogo ao crime de incitação ao crime de racismo (art. 20, §2°, da Lei 7.719/89).

De acordo com a polícia, a seção de investigações gerais de Aral Moreira procurou dar cumprimento a um mandado de busca e do referido adolescente que optou se ausentar da cidade com seu pais logo após o cometimento do ato infracional. Assim que o mandado judicial foi disponibilizado no sistema policial, a seção de investigações conseguiu informações de que o adolescente estaria em um novo endereço em sua cidade natal, bem como do colégio onde estaria estudando, na cidade de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.

Em posse das informações, foi realizado contato com a unidade policial responsável pela região de Novo Hamburgo, ocasião em que foram repassados os demais documentos pertinentes à situação. Em um primeiro momento, os policiais civis de Novo Hamburgo confirmaram as informações dos endereços residencial e escolar e na presente data (06.03.2023) foi possível apreender o adolescente dentro de sua rotina diária.

Com a apreensão, o adolescente ficará a disposição da justiça na cidade de Novo Hamburgo/RS, para que o processo judicial, oriundo do Estado de Mato Grosso do Sul, possa retomar ao seu curso normal, com a possibilidade de responsabilização do adolescente. O apoio da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul foi de grande importância para o sucesso na apreensão do adolescente, evitando o deslocamento oneroso dos policiais civis deste Estado para a já mencionada cidade distante, ação a qual reforçou a importância da atuação conjunta entre as forças de Estados diversos.

Denúncias para a Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira podem ser feitas pelos telefones: (67) 3488-1270 e (67) 99346-2176 (WhatsApp).