Procurado pelos agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, o pastor José Isfrán, criador da igreja Centro de Reavivamento Curuguaty, mora em mansão ligada ao clã Insfán Galeano e também constrói templo luxuoso e casa de retiro. O grupo é investigado por envolvimento no tráfico internacional de cocaína.

José Isfrán segue foragido no âmbito da Operação Ultranza, que cumpriu mandados na casa dele na terça-feira (22). Nesta quarta-feira (23), o advogado disse que o pastor e ex-candidato a governador de Danindeyú deve se colocar à disposição da Justiça.

A declaração foi feita pelo promotor Meiji Udagawa, durante entrevista ao Monumental 1080 AM. “O advogado dele compareceu e mencionou que ficará à disposição da Justiça”, disse, mas não foi esclarecido se José irá se apresentar para ser preso. Ele não foi encontrado em casa quando a polícia cumpriu mandado de busca no local.

A movimentação de altos valores na igreja acabou chamando atenção da polícia. A igreja passou a ganhar cada vez mais adeptos, porque distribuía dinheiro, que seria originário da Colômbia. “Além dos imóveis luxuosos, o pastor está construindo um grande templo”, diz uma nota divulgada pela Senad.

José é dono de várias empresas que são usadas para a lavagem de dinheiro. Vivendo uma vida de luxo, ele tinha até uma piscina olímpica em uma das casas que é proprietário, relatou o promotor. Aproximadamente 30 pessoas foram alvos de mandados de prisão na operação, que já teria dado prejuízo de 100 milhões de dólares à organização criminosa.