Uma operação no , deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) por agentes especiais da Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) mira farmácias que comercializam medicamentos conrtrolados em apresentação de receitas médicas. A acão policial também será extensiva a outros departamentos, além do Central.

Durante a ação, aos agentes especiais da Senad localiaram estabelecimentos que praticam vendas irregulares de podutos como  irregular de fentanil e morfina. Segundo o órgão, essas duas drogas são onsideradas viciantes e pdem causar danos para a saúde humana, caso sejam consumidades sem orientação de especialista.

As investigaçõestambém detectaram que parte das ampolas de fentanil que estavam sendo comercializados tinham o selo de “Uso Exclusivo de IPS”, com indícios de intenção de apagar, situação que indica que o medicamento estava sendo desviado  para outras finalidades.

Ainda segundo informações da Senad, que a reportagem do Midiamax teve acesso, o fentanil é considerada um narcótico opióide sintético usado na medicina por suas ações analgésicas e anestésicas. Tem uma potência superior à da morfina, por isso é administrada em doses inferiores.

“ Os efeitos do fentanil se assemelham aos da heroína, embora seja 100 vezes mais potente do que isso e inclua euforia, sonolência, náusea, confusão, estresse, sedação, tolerância, dependência, depressão e parada respiratória, inconsciência, coma e morte”, diz uma nota divulgada pela Senad.