Começa na próxima sexta-feira (30) a Operação Eleições 2022 em Mato Grosso do Sul, deflagrada pelo CICC (Centro Integrado de Comando e Controle). Participam da ação as Forças de Segurança estaduais prevenindo e coibindo os crimes eleitorais.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), participam da operação Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de inteligência. As atividades são monitoradas e coordenadas a nível nacional e estadual e já estão em funcionamento desde o dia 26.

Ao todo, 8 mil homens e mulheres das Forças de Segurança no Estado atuam na operação, para prevenir, coibir e reprimir crimes eleitorais. São estes boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compra de votos, entre outros. Também serão monitoradas manifestações, bloqueios de vias, ameaças e atentados e outros delitos que podem ocorrer no período eleitoral.

Até mesmo fatores que possam impactar nas eleições como chuvas e temporais, alagamentos e queda de energia no domingo (2) serão monitorados pela Segurança Pública. As ações serão intensificadas nos locais com relação direta com o pleito eleitoral, como cartórios eleitorais, locais de votação, locais de apuração, vias públicas e estações de transporte público.

No domingo, os indicadores gerados por possíveis crimes ou impactos no pleito serão registrados e divulgados em boletins informativos, a cada 3 horas, a partir das 9 horas do domingo (2).