Pular para o conteúdo
Polícia

Operação da PF contra cigarreiros na divisa com MS prende 8 policiais militares

Grupo atuava no contrabando de cigarros do Paraguai
Renata Portela -
Policiais militares foram presos - Divulgação/PF

Na quinta-feira (9), Operação Capital, da Polícia Federal, prendeu 8 policiais militares no Paraná, e um foi afastado das funções. Eles são acusados de integrarem organização criminosa de contrabando de cigarros na região de Guaíra (PR), na fronteira com e divisa com Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PF, foram cumpridos 53 mandados de prisão, além dos 96 mandados de busca e apreensão em várias cidades do Paraná, dos quais 84 mandados foram cumpridos em Guaíra. Foram apreendidos 21 veículos, além de uma motocicleta BMW, tratores, caminhão, lancha, camionete e um trailer.

Também foram sequestrados 31 bens imóveis e as contas em nomes dos chefes das organização foram bloqueadas. As investigações duraram aproximadamente 7 meses, período em que a PF identificou que o grupo chegou a movimentar até 750 mil maços de cigarros e uma única noite.

O contrabando equivale a aproximadamente R$ 3,75 milhões. Ao todo, foram identificados pelo menos 100 integrantes da organização criminosa, entre líderes, pilotos e ‘olheiros’. Entre os integrantes estavam policiais militares, que recebiam propina para facilitar as atividades do grupo.

Os policiais são acusados de corrupção e teriam dado informações sobre a atuação das forças de segurança, fazendo ‘vista grossa’ para o contrabando’. O mesmo já foi observado em Mato Grosso do Sul, quando foi identificada a Máfia dos Cigarreiros.

Ainda conforme a PF, os investigados responderão pela prática de crimes de contrabando, participação em organização criminosa e corrupção ativa e passiva, cujas penas, se somadas, podem ultrapassar 25 anos de prisão.

Policiais foram alvos da operação
Valores apreendidos na operação – Divulgação/PF

Policiais integravam Máfia dos Cigarreiros

Em Mato Grosso do Sul, as operações Oiketikus, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), e Nepsis, da Polícia Federal, tiveram como alvos organizações criminosas que atuavam no contrabando de cigarros do Paraguai. Entre os presos estão policiais militares que, da mesma forma como os militares do Paraná, também facilitavam o crime.

A aconteceu em setembro de 2018, em 5 estados brasileiros. Entre os presos, estavam policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal), e Civil de MS. Só em 2017, os envolvidos teriam sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões sudeste, centro-oeste e nordeste.

Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão. Os réus foram condenados no ano passado e as penas, somadas, ultrapassam os 500 anos de prisão. Já da Operação Oiketicus, 28 policiais militares foram denunciados após a ação que cumpriu mandados em cidades de MS.

Apontado como uma das lideranças, tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa começou a cumprir em maio deste ano a pena definitiva de 4 anos, 9 meses e 18 dias de reclusão, por corrupção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional