Policiais da (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) cumpriu seis mandados de e desarticulou organização criminosa especializada em roubo de caminhonetes e caminhões em Mato Grosso do Sul.

Durante esta semana, os policiais civis deram cumprimento a seis mandados de prisão preventiva de membros de uma organização criminosa voltada a prática de roubos de caminhonetes com a utilização de armas de fogo e mediante a restrição da liberdade das vítimas.

Segundo a polícia, dois mandados foram cumpridos nesta terça-feira (14), dentro na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da I, em , quatro mandados cumpridos nesta quarta-feira (15), três dentro da PED (Penitenciária Estadual de ) e um dentro do Estabelecimento Penal Feminino de Jateí.

Ainda de acordo com a polícia, as investigações se iniciaram no início do ano, após o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prender quatro bandidos que roubaram uma caminhonete em , na noite do último dia 16 de fevereiro, no momento em que passavam por Dourados, seguindo em direção ao Paraguai, destino final do bem roubado.

A partir da apresentação da ocorrência na sede da Defron, os policiais iniciaram as diligências que resultaram com a prisão de mais um autor, no mesmo dia, por envolvimento com o roubo ocorrido em Deodápolis.

A polícia informa que, com o aprofundamento das investigações, descobriu-se que os envolvidos no roubo faziam parte de uma organização criminosa voltada para o roubo de caminhonetes e de caminhões dos pátios das prefeituras dos municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, com atuação em toda a região de Dourados e do Vale do Ivinhema, tendo como destino o país vizinho Paraguai, lugar em que os veículos eram negociados, tudo sob o comando de dois internos da Penitenciária Estadual de Dourados.

Apurou-se que os dois internos da PED, que atualmente encontram-se custodiados na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, Campo Grande, com extensas fichas criminais, coordenavam a ação dos assaltantes que estavam em liberdade, decidindo as residências que seriam assaltadas e provendo-os com dinheiro, via pix, para o transporte até o local dos crimes, para alimentação, para aquisição de munições e armas de fogo que seriam utilizadas nas empreitadas criminosas.

Com a estrutura fornecida pelos internos, os assaltantes que estavam em liberdade tinham funções bem delineadas. Um indivíduo ficava incumbido de fotografar as residências e enviar as imagens para os presos da PED decidirem sobre o roubo e de transportar os assaltantes que executariam o roubo até a casa das vítimas; para tanto, esse indivíduo atuava como motorista de aplicativo, utilizando um veículo Citroën C3 de sua propriedade, o que facilitava sua atuação caso fosse abordado pelas forças policiais, não levantando suspeitas; ainda, era o homem de confiança dos internos da PED para receber dinheiro via pix e adquirir combustível, munições e demais materiais que os executores do roubo precisassem. Três indivíduos, incluindo um adolescente, executavam os assaltos, ocasião em que rendiam e amarravam as vítimas em suas residências utilizando armas de fogo até o veículo roubado atravessar para o Paraguai. Por fim, uma mulher era encarregada de negociar o veículo no Paraguai, ela quem possuía os contatos dos receptadores no país vizinho, para depois repartir do dinheiro com os membros da organização criminosa.

Notou-se durante as apurações que eles monitoraram diversos pátios de prefeituras do Estado visando subtrair caminhões e caminhonetes que muitas vezes ficam sob pouca vigilância e com as chaves nas ignições. As investigações prosseguem visando determinar suas participações e outros roubos ocorridos no Estado.

Diante das constatações, representou-se junto ao Poder Judiciário da Comarca de Deodápolis pela expedição de mandados de prisão preventiva em relação a seis membros desta organização criminosa, tendo o pedido sido deferido e cumprido nesta semana dentro das penitenciárias em que os assaltantes já cumprem penas.