Pular para o conteúdo
Polícia

Laudo confirma que cadela morreu por intoxicação após comer petisco

Segundo laudo, a intoxicação por etilenoglicol pode afetar o trato gastrointestinal, levando a morte
Mirian Machado -
Cachorrinha da raça spitz alemão morreu após consumir petisco

O Instituto de Análise Laboratoriais Forenses da Coordenadoria Geral de Perícias emitiu laudo que comprova que a cadela Chloe, uma spitz alemão de 5 anos, morreu por intoxicação após comer um petisco de marca Bassar em agosto desse ano.

Conforme o laudo, as amostras revelaram presença de etilenoglicol, um diálcool largamente utilizado como um anticongelante automotivo. Na sua forma pura é um composto inodoro, incolor, xaroposo líquido com um sabor doce, é nocivo e sua ingestão deve ser considerada uma emergência médica.

Ainda conforme a conclusão, a intoxicação por etilenoglicol pode afetar o trato gastrointestinal, fígado, cérebro e rins. Uma vez ingerido, é rapidamente absorvido pelo estômago, metabolizado no fígado e seus metabólitos levam à deposição de um grande número de cristais de oxalato de cálcio dos túbulos proximal e distal. Este depósito de oxalato de cálcio leva a uma necrose e obstrução tubular, levando à morte.

Morte de Chloe

Conforme o registro policial, a mulher de 51 anos procurou a Polícia Civil, após a morte do animalzinho. Segundo ela, a cachorrinha comeu o petisco Dental Care Pet Food da Bassar no dia 29 de julho. Naquela tarde, Chloe ficou prostrada e inerte e, no dia seguinte, vomitou várias vezes. No restante do dia 30, a cadelinha ainda ficou estável, mas teve piora no dia 31.

A dona então levou Chloe para uma clínica veterinária, de onde ela já não saiu mais. A cadelinha permaneceu internada e acabou falecendo no dia 5 de agosto, por falência renal e parada cardiorrespiratória.

Assim que soube de casos semelhantes através de na internet, a proprietária procurou a (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). O caso é tratado como crime contra relação de consumo por vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou de qualquer forma entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias para consumo.

Petisco foi retirado das prateleiras

A rede de pet shop Petz, com duas lojas em Campo Grande, retirou das prateleiras os produtos da marca Bassar Pet Food, suspeita de intoxicar cães nos estados de Minas Gerais e em . O comunicado da suspensão foi feito nas da empresa.

Os petiscos identificados até o momento são: Dental Care, Every Day e a Petz Snack Cuidado Oral. Todos são de fabricação da empresa Bassar. A Polícia Civil de Minas Gerais informou que foi identificada a presença de monoetilenoglicol em um dos petiscos entregues à delegacia por tutores de animais que passaram mal ou morreram. Ao menos 40 mortes de cães foram registradas até o dia 5 de setembro.

“Retiramos voluntariamente os produtos investigados dos pontos de venda da rede em todo o país, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como nos colocamos prontamente à disposição para colaborar com apuração dos tatos. Reiteramos nosso compromisso de priorizar nossos clientes e o nosso maior objetivo, o bem estar animal, reforçando que seguimos à disposição”, disse a empresa.

Em seu site, a Bassar publicou uma nota dizendo que interrompeu a produção de sua fábrica “até que sejam totalmente esclarecidas as suspeitas de contaminação de pets envolvendo lotes de seus produtos”. A empresa também afirmou que “contratou uma empresa de perícia para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e maquinários” e que colabora com as investigações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Sincerão, Raul Gazolla revelou qual foi sua reação ao receber a notícia da morte de Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez

Polícia

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

A ação ocorreu no Bairro Campo Belo, região sul da cidade