Campo-grandense seria responsável por plano de resgate ao líder do PCC Marcola
Operação da PF que cumpriu mandados em MS desmantelou esquema
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Devanir de Lima Moreira, de 46 anos, conhecido como ‘Irmão Erê’ ou ‘Deva’, é apontado pela Polícia Federal e Depen (Departamento Penitenciário Nacional) como encarregado pelo plano de resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. Deva é natural de Campo Grande e seria liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital) na Bolívia.
Em 2006, Marcola e Devanir cumpriram pena juntos no Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau 2, logo após a transferência de presos do PCC que deu origem aos ataques contra forças de segurança em São Paulo, que resultaram em 564 mortes.
Conforme o jornalista Josmar Jozino, o plano de resgate a Marcola, frustrado pela Operação Anjos da Guarda da Polícia Federal, teria importante participação de Devanir. A ação cumpriu mandados em 10 de agosto nas cidades de Santos (SP), Brasília (DF), Presidente Prudente (SP), Campo Grande e Três Lagoas.
Os criminosos agiriam como na tática do ‘Novo Cangaço’, armados com fuzis e explosivos, para garantirem o resgate de Marcola da prisão. Atualmente no Presídio Federal de Porto Velho (RO), Marcola questionou em junho sobre a ‘vinda do Dr. Alexandre’ no parlatório, cobrando que ele ‘viesse o mais rápido possível’.
Um mês e meio depois, ele voltou a usar a mesma mensagem em conversa com a esposa. A suspeita é de que o código ‘Dr. Alexandre’ seja usado para se referir a Devanir, conforme apurado pela Polícia Federal. A mensagem seria para colocar o plano de resgate em ação.
Campo-grandense já foi preso e condenado em MS
Em dezembro de 2002, Devanir participou do assalto em uma agência bancária de Ribas do Rio Pardo, quando o grupo criminoso roubou R$ 119 mil. Ele foi condenado a mais de 21 anos e também teria participado de assaltos em joalherias no interior de São Paulo.
Em 2009, Deva foi preso pelo Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), sendo beneficiado para regime semiaberto em 2015. Desde 2017 ele é considerado foragido. Ainda de acordo com investigações policiais, ele é apontado como uma das lideranças do PCC na Bolívia.
Advogada presa em operação contra o PCC
A operação Anjos da Guarda cumpriu três mandados em Mato Grosso do Sul, sendo um de busca e apreensão em Campo Grande contra um membro do PCC e dois mandados em Três Lagoas. Um dos mandados de prisão, que acabou na detenção da advogada.
Os planos de resgate com códigos foram quebrados em fevereiro de 2021, logo após a advogada de Três Lagoas, presa na operação Anjos da Guarda, sair de uma visita a um de seus clientes, Edras Augusto do Nascimento Júnior, uma das lideranças do PCC que estava encarcerado na penitenciária federal de Campo Grande.
A advogada de Três Lagoas, que estava com os códigos, foi presa pela Polícia Federal no dia 10 de agosto. Ela teve a prisão domiciliar concedida dias depois.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.