No início da tarde desta sexta-feira (12), José Rocha Santana, de 62 anos, foi encontrado morto em uma cela do Presídio da Gameleira de regime Semiaberto. Ele morreu por enforcamento e a princípio estava sozinho na cela.

Conforme o boletim de ocorrência, equipes da Polícia Civil, Perícia e bombeiros, além de (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados para irem ao presídio. No local, foi informado que José estava preso na ala de risco, do Pavilhão D, onde cumpria pena por tentativa de estupro de vulnerável.

O agente relatou que foi acionado por volta das 10h30 pelos detentos que entregam as refeições na cela, que viram José pendurado por uma corda. O preso estava sozinho na cela, no momento em que foi encontrado. Ele foi colocado ao solo e equipe de foi acionada inicialmente.

Quando os socorristas chegaram, tentaram reanimar a vítima, que não resistiu. José iria progredir para regime aberto e recebeu tal notícia na quinta-feira (11). O caso é tratado como e foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.

Prisão

Havia contra José um mandado de prisão em aberto, de recaptura, por conta da tentativa de estupro de vulnerável. O mandado foi cumprido em março de 2020, quando José procurou uma unidade de saúde em , para atendimento.

Ele mentiu o nome e acabou gerando desconfiança dos atendentes, que acionaram a GCM (Guarda Civil Metropolitana). Os guardas foram ao local e identificaram que ele estava usando documento falso, então foi preso e o mandado cumprido.