Pular para o conteúdo
Polícia

Alvo de operação da PF, família de MS movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano

Droga era levada para o RS e dinheiro ‘lavado’ em MS
Arquivo -
Casa em Dourados foi alvo da operação
Casa em Dourados foi alvo da operação

Foram identificados como lideranças de organização criminosa alvo da Operação Geminus, realizada nesta terça-feira (7), um casal e os sobrinhos, que são irmãos gêmeos. O casal era morador em e teria sido preso, enquanto os irmãos responsáveis pela logística do tráfico moravam um no interior do Estado e outro no .

De acordo com a delegada da Polícia Federal no , Aletea Vega Marona Kunde, o grupo movimentou 5 toneladas de cocaína no período de um ano. A droga era levada de MS para o RS em compartimentos ocultos em caminhões. Da mesma forma, os veículos voltavam com grandes quantidades de dinheiro escondidas.

O dinheiro era ‘lavado’ com empresas de fachada, bem como ‘laranjas’. Ainda segundo a delegada, o grupo também lavava dinheiro com a produção de gado, bem como com uma empresa de transporte e outra de locação de equipamentos para construção. As empresas funcionavam apenas para transitar os recursos e simular riqueza lícita.

Conforme a delegada, o grupo até mesmo simulava a produção inexistente de grãos, com a empresa de agronegócio. Além do casal e dos sobrinhos, que são lideranças da organização criminosa, outros familiares também atuavam como ‘laranjas’. A estimativa é de que os bens apreendidos na ação foram avaliados em R$ 50 milhões.

Mandados cumpridos

Três mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Federal em Mato Grosso do Sul. Um empresário foi preso em e outras duas pessoas detidas em Deodápolis, onde também foram apreendidos em uma fazenda dinheiro, armas, munições e veículos.

De acordo com a PF, também foram presas mais 6 pessoas em outros estados, estando foragidos dois alvos em Maracaju e um de Dourados. Até o fim da manhã desta terça, 40 veículos e 52 imóveis foram apreendidos.

Operação Geminus

Em MS, são cumpridos mandados em Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Deodápolis. Ao todo, são 5 mandados de prisão no Estado e 17 de busca e apreensão. De acordo com a PF, a operação foi deflagrada para desarticular organização criminosa dedicada ao transporte de cocaína, de MS para o Rio Grande do Sul.

São cumpridos, ao todo, 11 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, além do sequestro de 52 imóveis e 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores, e o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

Os bens a serem sequestrados estão estimados em R$ 50 milhões. A investigação apurou que organização criminosa, comandada por núcleo familiar estabelecido nos municípios de Deodápolis (MS) e Viamão (RS), utilizava o agronegócio e outras atividades econômicas formais como fachada para ocultar os valores obtidos com o tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.

O grupo transportava a droga oculta em caminhões, a partir da fronteira do Mato Grosso do Sul, para uma propriedade rural no município de Viamão (RS), de onde era distribuída para traficantes locais do Rio Grande do Sul, principalmente das regiões de Porto Alegre e Vale dos Sinos. Durante as investigações, iniciadas em agosto de 2019, a Polícia Federal apurou que a organização criminosa movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano.

Os valores obtidos com o tráfico de drogas eram inseridos na economia formal através de simulação de prestação de serviço de transporte, declaração de produção de grãos inexistente, atividade pecuária na região de Deodápolis, empresa de locação de máquinas e equipamentos para a construção e outras aquisições de bens móveis e imóveis em nome de terceiros.

A operação foi denominada Geminus, pois dois integrantes do alto escalão da organização investigada são irmãos gêmeos idênticos, sendo que um deles gerencia os negócios ilícitos no Rio Grande do Sul e o outro no Mato Grosso do Sul. Os crimes investigados na Operação Geminus são tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
israel

Israel diz ter destruído a maioria dos lançadores de mísseis balísticos do Irã

Depol deve intimar síndico e moradores para depor sobre perturbação de bar no Jardim dos Estados

“É o próprio Jesus”: visita do Santíssimo Sacramento a maternidade é marcada por emoção em Campo Grande

Cursos Sejuv

Cursos gratuitos de extensão de cílios e auxiliar administrativo abrem inscrições em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Tapetes de Corpus Christi

Da serragem ao sal colorido: novos materiais transformam tapetes de Corpus Christi em arte a céu aberto

Últimas Notícias

Trânsito

Idosa é socorrida com fratura na perna após carro bater contra árvore na BR-262

A colisão ocorreu quando o motorista tentou desviar de um animal que atravessou a pista

Famosos

Nicole Bahls tem recaída com o ex e manda ‘prova’ para Carol Nakamura, apontada como affair

Separados desde fevereiro, depois de três anos de um relacionamento de idas e vindas, Nicole Bahls e Marcelo Viana tiveram uma recaída. Os dois se reencontraram em clima de paixão no último Dia dos Namorados. O reencontro, no entanto, não foi segredo para todo mundo. Nicole fez questão de registrar um momento íntimo ao lado … Continued

Política

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Autoridades ficaram isoladas em Israel, em meio à escalada da tensão com o Irã

Famosos

Brad Pitt se esquiva de beijo de namorada em red carpet e vídeo gera debate entre os fãs

Brad Pitt, aos 61 anos, tem comparecido à maioria dos eventos de divulgação do seu último trabalho – a superprodução ‘F1: O Filme’ – sempre com a namorada, a designer de joias Ines de Ramon, de 32 anos, a tiracolo. Porém, em um desses badalados red carpets, nesta semana em Nova York, um momento específico, … Continued